quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Miniplaneta é achado muito além do Sistema Solar

Nasa exibe diferentes tamanhos de planetas, 
incluindo o novo Kepler-37b

O planeta, chamado Kepler-37b, é um dos três que já foram achados circulando uma estrela amarela semelhante ao Sol, localizada na constelação da Lira



Cabo Canaveral - Astrônomos descobriram o menor entre os mais de 800 planetas já localizados fora do nosso Sistema Solar, anunciaram cientistas nesta quarta-feira.

O planeta, chamado Kepler-37b, é um dos três que já foram achados circulando uma estrela amarela semelhante ao Sol, localizada na constelação da Lira, a cerca de 210 anos luz de distância. Um ano-luz mede cerca de 10 trilhões de quilômetros.

"Vemos planetas muito grandes, e eles são incomuns. Planetas do tamanho da Terra parecem ser bastante comuns, então nossa suposição é de que planetas pequenos devem ser ainda mais comuns", disse Thomas Barclay, do Centro de Pesquisa Ames, da Nasa, em Mountain View, na Califórnia.

Mas quanto menor é o planeta, mais difícil é localizá-lo.

O Kepler 37-b e seus dois planetas-irmãos foram descobertos com um telescópio espacial da Nasa, também chamado Kepler, que estuda a luz de cerca de 150 mil estrelas semelhantes ao Sol.

O telescópio detecta sutis oscilações na luz dessas estrelas quando um planeta passa à frente delas.
Dos 833 planetas extrassolares já conhecidos, 114 foram encontrados pela equipe científica do Kepler, segundo o site do projeto. Mais cerca de 3.000 candidatos a planeta estão sendo analisados.

O Kepler-37b orbita 10 vezes mais perto de sua estrela do que a Terra em relação ao Sol, o que lhe dá uma temperatura de superfície de cerca de 427 graus Celsius.

"Este (planeta) particular está longe de ser habitável", disse um astrônomo da Universidade da Flórida, Eric Ford.

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol em nosso sistema solar, por isso cientistas compararam o Kepler-37b a um mini-Mercúrio.

O pequeno planeta é ligeiramente maior do que a Lua.



 
 Arte conceitual da Nasa do novo planeta Kepler-37b, 
que tem tamanho parecido com o da Lua

______________________________
 

O mercado da energia eólica no mundo


Enquanto China e Estados Unidos competem pela liderança global, na América Latina, o Brasil lidera com 2,5 Gigawatts (GW) de capacidade total instalada

______________________________________
 

Brasil cria modelo climático inédito no mundo

Ian Joughin, University of Washington

Degelo na Groelândia: iniciativa promete trazer informações mais detalhadas 
a respeito dos fenômenos climáticos tropicais que acontecem 
em todo o continente sul-americano

Com apoio do governo, cientistas brasileiros criam primeiro sistema nacional de simulação do clima global


São Paulo - O Brasil anunciou nesta terça-feira (19) uma contribuição inédita para os debates internacionais a respeito do futuro climático do planeta: trata-se do Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre (BESM), o primeiro sistema nacional de simulação do clima global, que está sendo produzido desde 2008 por cientistas locais e que foi apresentando oficialmente ontem, durante evento em São Paulo.

A iniciativa promete trazer informações mais detalhadas a respeito dos fenômenos climáticos tropicais que acontecem em todo o continente sul-americano e, sobretudo, no Brasil e que ainda são pouco conhecidos na comunidade internacional. Entre eles, a variação de temperatura das águas do Atlântico Sul e o desmatamento da Amazônia, do Cerrado e de outros biomas brasileiros, que podem trazer consequências climáticas continentais e até globais.

Por seu ineditismo, as informações produzidas pelo modelo climático brasileiro devem ser incorporadas ao AR5 - quinta edição do relatório do IPCC a respeito das mudanças climáticas, que está previsto para ser lançado no segundo semestre de 2013 -, dando ao Brasil o título de primeiro país da América Latina e segundo do Hemisfério Sul - atrás, apenas, da Austrália - a contribuir para os modelos de mudanças climáticas globais produzidos pela ONU. 


Além de colaborar internacionalmente, o BESM trará benefícios locais, como:

- o aprimoramento da capacidade de previsão do tempo e da ocorrência de eventos climáticos extremos no Brasil e
- a formação de uma nova geração de pesquisadores climáticos no país, que será mais capacitado para a produção de ciência de qualidade nessa área.


O modelo climático brasileiro foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pelo Programa Fapesp de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) no supercomputador Tupã, uma máquina de R$ 50 milhões usada para rodar toda a matemática por trás das previsões. O equipamento foi pago pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e pela Fapesp.

Os primeiros resultados obtidos por meio do BESM foram apresentados ontem durante o evento em São Paulo. Entre eles, está a constatação de que o desmatamento da Amazônia aumenta a ocorrência do fenômeno El Niño.

________________________________

Carro movido a café bate recorde de velocidade na Inglaterra

Reprodução/ Youtube


O carro, uma pick-up da Ford de 1989, é equipado com um gaseificador que queima o material orgânico em alta temperatura


São Paulo - Depois de ler isto aqui, você nunca mais vai olhar para o café que prepara em casa do mesmo jeito, já que um dia ele poderá servir de combustível para o seu carro. Um veículo construído por um engenheiro britânico e movido a resíduos do grão acaba de bater um recorde do Guiness.

Neste terça-feira, durante exibição para uma equipe de auditores do Guiness em um campo de aviação na cidade de Manchester, na Inglaterra, o carro atingiu a velocidade de 110km/h, um recorde para um modelo adaptado do tipo.

O carro, uma pick-up da Ford de 1989, é equipado com um sistema gaseificador que queima o material orgânico em alta temperatura. Como resultado, gera gases combustíveis, como monóxido de carbono, hidrogênio e metano, que servem para alimentar um motor a combustão adaptado.

Em entrevista ao jornal Mail Online, o criador do projeto, Martin Bacon, diz que, apesar do combustível incomum, qualquer carro pode rodar a partir da gaseificação de materiais orgânicos. "Durante a Segunda Guerra Mundial, mais de 100.000 veículos no Reino Unido rodavam na gaseificação, incluindo carros, ônibus e veículos de entrega”, disse.






_______________________________________

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Dez perigosíssimos invertebrados - Muito já foi escrito sobre criaturas da natureza que, apesar de pequenas, são capazes de infligir sérios danos à pessoa que tiver a má sorte de dar de cara com elas. Mas geralmente pensamos em animais com certa complexidade no organismo. O perigo, no entanto, pode vir de bichos que nem chegam a ter sistema ósseo. Eis uma lista com dez destas ameaças sem esqueleto:



1. Besouro-roda

São necessários vários meses para se curar completamente de uma picada deste inseto, que habita as florestas da América do Norte. A toxina liberada por Arilus Cristatus, em uma picada, tem simplesmente o poder de dissolver a carne humana. Embora não chegue a matar, deixa cicatrizes horríveis que jamais desaparecem. Para completar o caráter amedrontador deste inseto, seu corpo tem um apêndice sobre a cabeça que parece uma lâmina giratória, daquelas que cortam carne no açougue. Horripilante. [Listverse]





2. Cerambicídeo gigante

 Tamanho não é documento no mundo dos insetos quando o assunto é perigo. Mas existe um besouro gigante que chega a passar de 17 centímetros de comprimento, o triplo de um besouro comum. Titanus giganteus tem uma mordida tão poderosa que corta galhos de árvore ao meio. Embora não sejam carnívoros (não atacariam uma pessoa em circunstâncias normais, portanto) podem muito bem fazer o mesmo com um dedo humano, por exemplo, se sentirem necessidade de se defender.





3. Corsário Negro

 Ele não passa de 5 centímetros de comprimento, mas sua picada é uma das mais doloridas conhecidas pela ciência. Seja qual for o ponto da pele humana atingida pelo corsário negro (Melanolestes picipes), a irritação é imediata, atingindo inclusive os tecidos que o veneno alcança.





4. Lula de Humboldt

A Corrente de Humboldt, que passa pelo Oceano Pacífico, é o lar deste molusco que recebe um apelido bem menos amistoso: diabo vermelho. Esta lula é conhecida por uma característica não muito comum entre os animais de nossa lista: atacam em grupo. A vítima inocente (que muitas vezes é bem maior do que os 1,8 metros que a lula de Humboldt atinge) é geralmente cercada pelos diabos vermelhos, arrastada para as profundezas e de lá não tem chance de sair viva.




 

5. Lagosta Gigante da Tasmânia

 A ilha de Tasmânia é conhecida pelo célebre animal que virou desenho animado. O pobre diabo da Tasmânia, contudo, não é nada perigoso perto de um outro habitante do local: Astacopsis gouldi, mais conhecido como lagosta gigante da Tasmânia. Trata-se de um artrópode que parece uma assustadora lagosta negra, pode passar de 70 cm de comprimento e tem a notoriedade de causar ferimentos horríveis às pernas de aventureiros que se deslocam pelos rios da região. Uma série de amputações já foi resultado de seus ataques. É o maior invertebrado de água doce do mundo, mas está em extinção.





6. Verme-do-fogo

Em 2009, a população animal de um tanque marinho em Newquay (Grã-Bretanha) começou a ser trucidada. Peixes apareciam feridos e corais eram totalmente destroçados. O culpado, conforme descobriram depois de algum tempo, era um anelídeo com verdadeiro potencial assassino. Dono de mandíbulas fortes e espículas venenosas, o verme-de-fogo é capaz de retalhar em pedaços presas de tamanho muito maior. Aproximar a mão de um bicho destes pode significar facilmente a perda de alguns dedos.





7. Megalopyge opercularis

Mariposas passam a imagem de insetos irritantes, que voam ao redor das lâmpadas, mas não oferecem real perigo. Tal estereótipo é quebrado com a Megalopyge opercularis, um bizarro inseto que parece um gatinho coberto de pelos. Os “pelos”, no entanto, são na verdade espinhos carregados de veneno. Na pele humana, este líquido produz verrugas estranhas, que pioram em formato e doem mais à medida em que não se retiram os espinhos.





8. Moscas pretas

Muitos insetos vivem de picar mamíferos e sugar um pouco do seu sangue. Mas a maioria deles apenas suga a quantidade que deseja e vai embora sem causar danos muito grandes. Não é o caso dos simulídeos, uma família que abrange mais de 1.750 espécies conhecidas como moscas-pretas (ou borrachudos, em algumas regiões do Brasil). Quando ataca a vítima, um simulídeo injeta nas veias uma substância anti-coagulante que faz muitos animais sangrarem até a morte. Seres humanos, inclusive.





9. Barata d’água

Imagine um inseto tão grande e poderoso que tem uma dieta à base de filhotes de tartaruga e de cobra. Há várias espécies destes temidos predadores, que fazem parte da família Belostomatidae. Eles vivem em água doce e estão presentes em quase todo o planeta, de modo que muitas pessoas já sentiram a dor de levar uma picada, geralmente no dedão do pé. Em 1990, todas as picadas de inseto foram escalonadas de acordo com a dor que infligem ao ser humano. É o chamado índice de dor das ferroadas de Schmidt. As baratas d’água são nível 4, o pior possível (a título de comparação, vespas não passam do nível dois).





10. Ouriço-de-fogo

Passar as férias no Havaí ou na Austrália é um lazer que envolve alguns riscos. Um deles é pisar em um ouriço-de-fogo (Astropyga radiata), que habita as águas do Pacífico. Com um corpo que não passa de 20 centímetros, ele tem espículas com até um quarto deste comprimento. Quando alguém pisa um ouriço-de-fogo, as espículas entram na pele e liberam uma toxina que tem poder paralisante e pode causar queimaduras gravíssimas.


____________________________________________
Fonte:  HypeScience, em 09/fevereiro/2013

Explosão no céu da Rússia NÃO teve relação com asteróide que passa raspando na Terra hoje, afirma NASA



A grande explosão no céu que deixou cerca de 1000 pessoas feridas na Rússia não tem relação com a passagem de hoje do asteróide 2012 DA14, afirma um especialista da Nasa.

Don Yeomans é expert em asteróides e coordena um projeto de sondagem de objetos próximos à Terra. Segundo ele o objeto que explodiu teria sido um bólido.
“Se os relatórios de danos forem confirmados podem sugerir que um objeto com o tamanho original de vários metros de extensão antes de entrar na atmosfera, fragmentou-se e explodiu devido à diferença de pressão no lado frontal versus o lado posterior (achatou e explodiu) (…) Mas é muito cedo para dar estimativas da energia liberada or fornecer estimativas confiáveis sobre o tamanho original.”, disse Don para o site Space.com.
O cientista também afirmou que o evento não deve ter relação com o asteróide 2012 DA14 que estará passando a 27 mil km da Terra hoje. A principal evidência de que os eventos não estão relacionados é que o asteróide passará na direção note-sul e o bólido não tinha a mesma orientação.

Fragmentos brilhantes do objeto pareciam “chover” após a explosão que as autoridades russas afirmaram ser um objeto de cerca de 10 toneladas. Pequenos pedaços do meteorito podem ter chegado ao chão e em um lado a cerca de 80km de Chelyabinsk.

A Academia de Ciências russa afirma que o evento pode ter relação com o asteróide 2012 DA14, contradizendo o especialista da Nasa.

Não foi detectada radiação próximo ao local da explosão, o que elimina a possibilidade de algum artefato atômico ter sido detonado. [NY Times, Space, com dicas do colaborador Cesar Grossman]

___________________________________
Fonte: Hypescience, em 15/fevereiro/2013

Meteorito atinge Rússia e deixa mais de 500 feridos



O meteorito explodiu sobre Chelyabinsk, na Rússia, uma cidade industrial 1.500 km a leste de Moscou, ferindo mais de 500 pessoas.

Atualização: Segundo autoridades russas o número de feridos é de mil pessoas, 200 delas crianças.

O meteorito cruzou o céu e explodiu sobre o centro do país na manhã de hoje, sexta-feira, 15, enviando bolas de fogo para a Terra, estilhaçando janelas e danificando prédios. As pessoas de Chelyabinsk relataram ouvir o que soou como uma detonação, ver uma luz brilhante e sentir uma onda de choque.

A bola de fogo ardeu no horizonte deixando um longo rastro branco que pode ser visto até 200 km de distância, em Yekaterinburg. Alarmes de carro dispararam e redes de telefonia móvel foram interrompidas. Um muro foi danificado na Usina de Zinco de Chelyabinsk, mas uma porta-voz disse que não há ameaça ambiental.

“Eu estava dirigindo para o trabalho, estava bastante escuro, e, de repente, tornou-se tão brilhante como se fosse dia”, contou Viktor Prokofiev, 36 anos, residente de Yekaterinburg.

“Houve literalmente três ou quatro segundos de luz brilhante, então voltou ao normal. Enquanto eu podia ver do carro, esta trilha apareceu. Então, quando eu estava dirigindo, a explosão ocorreu”, disse outro morador de Chelyabinsk, Vasily Rozhko.




Nenhuma fatalidade foi relatada por enquanto, mas o presidente Vladimir Putin e o primeiro-ministro Dmitry Medvedev já foram informados.

Aulas foram canceladas e estabelecimentos fechados, especialmente porque a onda de choque explodiu janelas em meio a temperaturas tão baixas quanto menos 18 graus Celsius.

O Ministério de Emergências da Rússia disse que 514 pessoas haviam procurado ajuda médica, principalmente para ferimentos leves causados pelo vidro estilhaçado, e que 112 delas foram mantidas no hospital. O jornal Russia Today publicou há pouco tempo que 725 ficaram feridos, 159 das quais crianças. Além disso, 297 edifícios foram danificados, e outros 450 edifícios ficaram sem gás porque as instalações na cidade também foram danificadas.

20.000 ajudantes foram convocados para atender os necessitados de cuidados médicos. Grupos de pesquisa foram criados para procurar os restos do meteorito.

Especulações

Uma autoridade do ministério local disse que tais incidentes eram extremamente raros e esse evento pode estar ligado a um asteroide do tamanho de uma piscina olímpica que deverá passar pela Terra a uma distância de 27.520 km, mas isso não foi confirmado.

Segundo a agência espacial russa Roscosmos, o meteorito estava viajando a uma velocidade de 30 km por segundo, e tais eventos são difíceis de prever. O Ministério do Interior russo disse que a explosão do meteorito causou um boom sônico.

“Nunca houve nenhum caso de meteoritos quebrando em um nível tão baixo sobre a Rússia”, disse Yuri Burenko, chefe do Ministério de Emergências em Chelyabinsk. Parece que a explosão ocorreu a cerca de 10 km de altitude.

O meteoro “era muito um objeto grande, com uma massa de várias dezenas de toneladas”, estimou Sergei Smirnov, astrônomo russo do observatório de Pulkovo.

Embora tais eventos sejam raros, um meteorito é pensado para ter devastado uma área de mais de 2.000 km² na Sibéria em 1908, quebrando janelas tão longe quanto 200 km a partir do ponto de impacto.

O Ministério de Emergências descreveu os eventos de sexta-feira como uma “chuva de meteoros em forma de bolas de fogo” e disse que os níveis de radiação de fundo eram normais, pedindo que os moradores não entrassem em pânico.

As autoridades da cidade de Chelyabinsk pediram que as pessoas ficassem em casa, a menos que precisassem pegar seus filhos em escolas e creches.

A agência espacial dos EUA, NASA, disse que um asteroide conhecido como 2012 DA14, de cerca de 46 metros de diâmetro, teria um encontro com a Terra mais próximo do que qualquer asteroide no dia de hoje, de acordo com os dados que cientistas começaram a monitorar rotineiramente, cerca de 15 anos atrás. Ele voa próximo a Terra cada 40 anos, mas só atinge o nosso planeta uma vez a cada 1.200 anos. Satélites meteorológicos, televisão e comunicações voam cerca de 800 quilômetros mais alto. A lua está 14 vezes mais longe.[Reuters, SpaceDaily, RussiaToday]

________________________________

Fonte: Hypescience, em 15/fevereiro/2013

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

BP assina acordo para exportar gás natural dos EUA

Divulgação

A petrolífera londrina fechou contrato de 20 anos com a Freeport GNL, empresa que pretende construir uma planta de exportação no Texas


 ___________________________________________________



NOVA YORK - A BP assinou contrato para exportar gás natural dos Estados Unidos, tornando-se a mais recente gigante de energia que busca lucrar com o grande aumento da produção interna, que tem pressionado os preços muito abaixo dos níveis globais. 

A petrolífera londrina fechou contrato de 20 anos com a Freeport GNL, empresa que pretende construir uma planta de exportação no Texas, um terminal de para enviar por navio gás aos mercados carentes da Europa e Ásia, disse a Freeport em um comunicado nesta segunda-feira.

Após a aprovação dos órgãos reguladores, a Freeport espera começar a construção da planta até o fim deste ano, com conclusão prevista para quatro anos mais tarde, disse a empresa.

Pelo acordo, a BP vai poder usar a planta e exportar até 4,4 milhões de toneladas por ano de gás natural liquefeito (GNL) --o equivalente à capacidade da segunda unidade de produção da planta, chamada de trem. 

A capacidade do primeiro trem foi vendida ao grupo japonês Osaka Gas and Chubu Electric Power.

"Com os dois primeiros trens de liquefação totalmente contratados, pretendemos abordar os mercados de financiamento em breve, para que que possamos começar a construção da planta inicial", disse o presidente-executivo da Freeport GNL, Michael Smith.

A planta de exportação será construída no local do terminal de importação existente da Freeport, que teve grande parte ociosa ao longo dos últimos anos, com um aumento da produção doméstica evaporando as necessidades de importação.

__________________________________________


Fonte: Exame.com, em 11/fevereiro/2013

Vai reformar a casa? Veja 12 materiais e produtos ecológicos

Divulgação


São Paulo – Se você vai reformar a casa, nada melhor do que usar materiais sustentáveis. Eles fazem com que haja redução do impacto da construção civil no meio ambiente, diminuindo a poeira e o ruído, além de, muitas vezes, audar com o controle do desperdício gerado pelo uso inadequado de materiais. 

Para que você escolha os produtos certos, é importante fazer uma pesquisa prévia procurando por aqueles que possuem selos que atestem o seu aspecto ecológico. “O Brasil já percebeu que ter credibilidade neste assunto é importante e, por isso, algumas empresas passaram a trabalhar na certificação desses materiais”, diz Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech e consultor da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) para projetos sustentáveis.




Divulgação


Telhado com isolamento térmico

A impermeabilização de superfícies e a utilização de revestimentos de tonalidade escura, que retêm calor, contribuem para a alteração do micro-clima local, fenômeno conhecido como efeito de “ilha de calor”. Por isso que o uso de telhados frios é mais sustentável, visto que ele ajuda a diminuir a demanda do ar condicionado e, consequentemente, a reduzir o consumo de energia elétrica. O revestimento elastomérico para telhado da Dow reduz a temperatura interna do ambiente em até 5°C e a externa em 20°C, pois forma uma membrana protetora aos raios solares.



 Divulgação


Elastopor

Outra solução para o isolamento térmico é a espuma rígida feita com poliuretano da BASF. Ela pode ser usada tanto em telhados, como na fachada da casa, ajudando, ainda, na redução do consumo de energia.




 Divulgação

Torneira temporizada

A redução do consumo de água deve ser sempre priorizada. “E isso pode ser feito por meio da utilização de metais hidrossanitários eficientes”, diz Ana Limongi, diretora Técnica da OTEC. A torneira temporizada, por exemplo, possui sistema de desligamento automático, contribuindo para a redução do consumo do líquido, pois evita que a torneira permaneça aberta quando não está em uso ou fique pingando por não estar adequadamente fechada. A Docol Metais Sanitários lançou recentemente duas linhas de metais economizadores de água para uso residencial.




Divulgação


Descarga com acionamento duplo

Outra solução neste sentido é a descarga com acionamento duplo, que possibilita ao usuário a escolha da vazão de água, permitindo o acionamento parcial ou total do sistema. A Válvula de Descarga Salvágua, também da Docol, se adequa à necessidade de uso para líquidos (cerca de 3 litros) ou para sólidos (cerca de 6 litros). Ao utilizar este acabamento, o consumo de água diminui em até 30%.
 


Divulgação
 

Coletores solares para o aquecimento da água

A instalação de um sistema de aquecimento solar em uma residência pode reduzir em até 30% a conta de energia em comparação com os gastos de chuveiros elétricos convencionais. Os coletores solares 3000 e 4000, da Bosch, têm classificação "A" do Inmetro, além do Solar 4000 possuir vidro temperado solar, o que gera mais absorção da radiação solar. Outra boa notícia: cada m2 de coletor evita a emissão anual de 1.000 kg de CO2 na atmosfera.
 
 
 
Divulgação
 
 
 
 

Placas fotovoltaicas

Para que você possa usar energia solar em casa é preciso que você tenha um painel com esta tecnologia. O produto da Bosch tem potência acima de 240Wp e durabilidade de pelo menos 25 anos. “Observar a vida útil prevista do produto é muito importante, pois pode evitar sua substituição frequente, o que causa impactos relacionados à extração de matéria-prima, fabricação, transporte e descarte”, explica Ana Limongi, da OTEC. Além disso, os coletores fotovoltaicos podem ser uma boa forma de diminuir a conta de luz, já que eles se conectam à rede da concessionária elétrica, o que garante bônus para os usuários.


Divulgação


Pisos recicláveis

Esta é uma solução que vem crescendo no Brasil. A Pisada Pneu Tipo Feijão Marrom, da Leroy Merlin, por exemplo, é confeccionada com borracha de pneu reciclado, sendo durável e resistente. Ela substitui a utilização de troncos de árvores para a formação de caminhos, além de proporcionar um acabamento decorativo para a casa.



Divulgação


Telha de fibra vegetal

Para que um produto seja considerado ecológico é preciso que se leve em conta, também, o seu descarte. A Telha Onduline da Leroy Merlin é um exemplo disso. Ela usa fibras vegetais e é livre de amianto, podendo ser descartada em aterros sanitários ou industriais, já que não agride o meio ambiente. Além disso, o seu processo de fabricação obedece a conceitos de equilíbrio ambiental e sustentabilidade, visto que toda a água utilizada na sua produção é reaproveitada, segundo a empresa.
 
 
 

Divulgação


Duplo T20

Essa é outra alternativa que usa borracha reciclada feita de pneu. A solução criada pela Aubicon recicla quatro pneus a cada 1 m², podendo ser usada, também, dentro de casa. As peças são intertravadas e criam diversas paginações. Conta com 10 cores diferentes. 
 
 
 Divulgação
 
 

Decoração com pastilhas

Ainda na linha dos materiais reciclados, a novidade da Atlas é a linha Suprema REC 65. Os quadradinhos de porcelana e revestimento cerâmico são feitos com 65% de material reciclado. São 20 cores diferentes, sendo indicadas para ambientes internos e externos, pisos e paredes.

Divulgação



Tinta com baixa concentração de compostos orgânicos voláteis

Para as paredes, existem as tintas, resinas, selantes, adesivos e vernizes que priorizam o baixo índice de COVs, relevante poluente atmosférico. Por isso, a empresa Tintas Inquine lançou o Dialine Esmalte Premium Base Água, que é desenvolvido à base de água e não utiliza solvente para diluição. É indicado para madeiras, metais ferrosos, galvanizados, alumínio e PVC. “Mas preste atenção na sua utilização, pois de nada adianta você optar pelo uso desse produto em locais que precisam de retoques constantes. Isso faz com que a solução ecológica não tenha o desempenho esperado”, salienta Luiz Henrique Ferreira, da Inovatech.
 
 
Divulgação


Lâmpada de led

Ela já é conhecida, mas vem se atualizando a cada ano. “Considerando o rendimento equivalente ao de uma lâmpada convencional, a lâmpada de led apresenta um consumo de energia muito inferior. Em relação às lâmpadas fluorescentes, tem, ainda, a vantagem de não utilizar mercúrio em sua composição”, salienta Ana Limongi. A Lâmpada Vision Led 9W é a opção da Philips. Ela proporciona uma economia de até 80% de energia e dura até 25.000 horas.
 
___________________________________________
 
 Fonte: Exame.com, em 1º/fevereiro/2013

Os moinhos de Água de França

Foto: Email recebido
Moulin des Cressonnières (Hotel)- Veules Les Roses - Seine Maritime - Haute-Normandie

Vamos viajar pela França e conhecer alguns dos seus lindos moinhos de água...

 

 
Foto: abcsalles.com 
 Le Moulin de Fourges (Restaurante) - Fourges


 Foto: Email recebido
Moulin de Versailles Hameau de Marie Antoinette - Castelo de Versailles
 


Foto:lesmoulindunord.canalblog.com 
Moulin de Grand-Fayt Nord - Nord-Pas-de-Calais


 Foto: lesmoulindunord.canalblog.com 
Moulin de Saint-Venant - Saint-Venant - Pas-De-Calais


  Foto: lesmoulindunord.canalblog.com 
Moulin des Invalaides - Aire sur la Lys - Nord-Pas-De-Calais


  Foto: nibelle.blogspot.com
Moulin des Béchets - Loiret - Olivet


 Foto: Wikipedia_MontdErve
Moulin de Thévalles - Chemeré le Roi


Foto:Email Recebido 
Moulin de Corp - Vallée de la Dourbie - Languedoc-Roussillon


 Foto: Wikipedia_PA
 Moulin de Gajac - Saint-Médard-en-Jalles
________________________________________

Fonte: Divagar sobre tudo um pouco
 

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Natureza em cor violeta...



Vamos abrir as janelas do nosso coração e deixar 
nosso espírito divagar pelo 
encanto, mistério, fascínio e magia do violeta.





"Em cada um de nós há um segredo, uma paisagem interior 
com planícies invioláveis, vales de silêncio e paraísos secretos. " 
(Antoine Saint-Exupéry) 





"A fragrância sempre permanece na mão de quem oferece flores."
(Hadia Bejar) 





“A vida revela-se ao mundo como uma alegria. 
Há alegria no jogo eternamente variado dos seus matizes, na música das suas vozes, 
na dança dos seus movimentos. 
A morte não pode ser verdade enquanto não desaparecer 
a alegria do coração do ser humano.” 
Rabindranath Tagore





"O aspecto mais triste da vida de hoje é que a ciência ganha em conhecimento 
mais rapidamente que a sociedade em sabedoria." 
(Isaac Asimov)  



________________________________________
Fonte: Divagar sobre tudo um pouco