Coloque as crianças em contato com a Natureza
numa "caça ao tesouro" no parque, jardim ou quintal!
.....................................................................
É fato: crianças que brincam ao ar livre são – naturalmente – muito mais saudáveis, inteligentes e felizes.
Ainda assim, o mundo contemporâneo tem submetido-as a um estilo de vida
restrito, artificial, entre quatro paredes e diante das telas da tevê
ou do computador. Soltas na natureza, ao contrário – correndo a plenos
pulmões ou absortas na investigação de minúsculas maravilhas naturais –,
as crianças têm o corpo, os sentidos e a curiosidade aguçados;
sentem-se mais vivas; e aprendem a ver o mundo com olhos mais atentos e
amorosos.
Ainda que vivam em grandes cidades, instigar as crianças a descobrirem a natureza é simples: basta convidá-las para uma fantástica caça ao tesouro no parque, na praça, no jardim ou no quintal – ou, se a ocasião permitir, na praia, no campo, na mata ou na cachoeira.
A ideia é levá-las a descobrir tesouros naturais como plantas, folhas, flores, pétalas, conchas, pedras, seixos, cristais, penas, texturas, formatos, padrões, cores, sabores, cheiros, sons e ritmos. Mas o que vale é a criatividade: as opções são infinitas.
Se forem pequenas (4-7 anos), eis algumas sugestões para dar início à brincadeira:
- Para comceçar, comente com as crianças sobre o tempo: faz frio ou o dia está quente? O ar está úmido ou seco? Leve ou poluído?
- Depois, fechem os olhos, façam silêncio e observem os sons naturais ao redor: há pássaros, cigarras, sapos? Há barulho de água corrente? O vento está roçando as folhas das árvores? O que mais conseguem ouvir? Em seguida, peça às crianças que façam sons com o que encontrarem ao redor – pisando em folhas secas, jogando seixos na água ou lançando pequenas pedras contra os troncos das árvores, por exemplo.
- Peça a elas que enumerem as cores deste ambiente natural.
- Qual a superfície mais lisa que conseguem encontrar? E qual a mais áspera?
- Em seguida, partam todos em busca de algo redondo.
- Agora, encontrem algo que tenha um cheiro gostoso – ou muito ruim!
- Encontrem um lugar onde vocês acham que um animal ficaria feliz.
- Encontrem algo que se mova.
- Observem as atividades de um pequeno inseto.
- Por fim, imitem os animais que porventura vivam neste ambiente.
- Antes de terminar a brincadeira, verifique com as crianças se vocês deixaram a natureza intacta – e, se encontraram algum lixo no local, recolha-o, usando luvas, e jogue-o em local adequado.
- Comente com as crianças sobre o tempo: faz frio – ou o dia está quente? O ar está úmido ou seco, leve ou poluído?
- Depois, fechem os olhos, façam silêncio e observem os sons ao redor: quais são naturais e quais artificiais?
- Em seguida, peça às crianças que façam sons usando apenas elementos naturais – folhas, troncos, água, vento... é possível fazer música assim?
- Peça a elas que descrevam as nuances das cores deste ambiente natural.
- Qual a superfície mais lisa que conseguem encontrar? E qual a mais áspera?
- Encontrem e nomeiem duas coisas das quais todas as criaturas vivas precisam para sobreviver.
- Encontrem um lugar onde um animal ou inseto que se alimenta de plantas ficaria feliz.
- Encontrem uma semente.
- Encontrem a toca de algum animal.
- Construam uma casinha – para as fadas e duendes? – com materiais naturais.
- Façam uma ferramenta – como um martelo ou um graveto para desenhar.
- Espiem um inseto em ação.
- Encontrem um desenho ou um padrão na natureza.
- Encontrem algo que viva na água – e não precisa ser um animal!
- Agora, peça que respirem fundo e sintam os odores ao redor – sejam eles gostosos ou muito ruins!
- Por fim, enumerem os animais que porventura vivam neste ambiente, e procure pistas de sua presença.
- Antes de terminar a brincadeira, verifique com as crianças se vocês deixaram a natureza intacta – e, se encontraram algum lixo no local, recolha-o, usando luvas, e jogue-o em local adequado.
_____________________________
Fonte: http://portugues.tnc.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário