domingo, 7 de outubro de 2012

HISTÓRIA DA TERRA

FORMAÇÃO DAS GALÁXIAS

A gravidade já começou a fazer os átomos se juntarem. Ao longo de centenas de milhões de anos, turbilhões de nuvens de hidrogênio e hélio se formaram e começaram a se estender em longas linhas finas. Há cerca  de 13 bilhões de anos (ou 500 milhões de anos após o Big Bang), as linhas finas começaram a se aglomerar para formar as primeiras galáxias. A maior concentração de matéria dentro das galáxias levou à criação das primeiras estrelas. A produção de energia (incluindo calor e luz) nas estrelas começou quando os núcleos de hidrogênio em seus centros iniciaram a fusão para formar hélio.

 NOVOS ELEMENTOS
Quando as primeiras galáxias e estrelas se formaram, ainda havia apenas quatro elementos químicos no universo: hidrogênio, hélio, lítio e berílio. A formação das primeiras estrelas foi altamente significativa, pois é dentro delas que elementos químicos mais pesados são criados a partir dos mais leves, através de vários processos de fusão. Muitos dos elementos químicos mais comuns na Terra, como oxigênio, silício e ferro, foram feitos dessa forma. Os elementos muito pesados, como o chumbo, não podem ser criados nas estrelas normais, mas somente nas supernovas - explosões massivas de estrelas gigantes em sua agonia final. Essas explosões também distribuiram novos elementos através das galáxias, onde foram incorporados em novas estrelas e planetas. 


Restos de uma Supernova
 Supernovas são explosões de estrelas enormes que distribuem novos elementos através das galáxias. Esse é o remanescente de Cassiopeia A, que explodiu há cerca de 10 mil anos.


NASCIMENTO DO SISTEMA SOLAR

A idade exata de nossa própria galáxia, a Via Láctea, não é conhecida, mas ela foi provavelmente formada há cerca de 10-11 bilhões de anos. Cerca de 4,56 bilhões de anos atrás, dentro de nossa galáxia, um aglomerado de gás e poeira, conhecido como uma nebulosa começou a se condensar e transformou-se no que hoje é o Sistema Solar. Dentro dessa nebulosa, a matéria se fundiu numa região central mais densa (o proto-Sol) e, de forma mais difusa, nas regiões mais externas. Consequentemente, a nebulosa diminuiu como se fosse um disco giratório, chamado de disco protoplanetário. Dentro do disco, poeira e gelo colidiram aleatoriamente formando partículas ainda maiores. No centro do disco, quando a matéria foi atraída pela gravidade, a temperatura subiu até o ponto em que o hidrogênio se fundiu para formar o hélio, e uma estrela totalmente recém-desenvolvida - o nosso Sol - nasceu.

 NEBULOSA

 O Sistema Solar condensou enormes nuvens de gás e poeira,
 semelhantes a essas da Nebulosa da Lagoa, um berçário de
 estrelas na Via Láctea.


Em outras partes do disco, a matéria predominante foram as partículas sólidas. Mais próximo do Sol, materiais rochosos se tornaram o principal componente. Nas regiões mais frias do exterior do disco, as partículas de gelo eram mais comuns. Como as partículas em todo o disco tornaram-se maiores, a gravidade levou-as a colisões. Esse processo, conhecido como acreção, levou corpos cada vez maiores a se fundirem, formando consequentemente os "planetesimais". Estes tinham o tamanho de grandes pedras e eram compostos de rocha ou rocha e gelo.

Assim como calor e luz, o Sol também emitiu um novo fluxo de partículas energéticas conhecidas como vento solar. Esse "vento" soprou os gases voláteis do centro para as áreas externas do disco. A maioria dos planetesimais remanescentes colidiu para formar os quatro planetas rochosos interiores. Eles também formaram os núcleos dos planetas exteriores, em torno dos quais os gases voláteis se juntaram.

Nem todos os planetesimais se fundiram para formar planetas. Alguns "restos" permanecem no Sistema Solar como dois tipos de corpos: asteróides e cometas. A maioria dos asteroides orbita num cinturão entre Marte e Júpiter, mas alguns seguem a órbita de Júpiter e outros seguem caminhos que cruzam a órbita da Terra. Os cometas são formados a partir de planetesimais gelados na região externa do disco.


FORMAÇÃO DO SISTEMA SOLAR

O Sistema Solar foi formado em várias etapas. Primeiro, uma enorme nebulosa (nuvem) de gás e poeira se condensou no formato de um disco giratório. O centro do disco se condensou ainda mais, dando origem ao Sol, enquanto as partículas nas partes externas do disco colidiram e se uniram para formar os planetas. 

  









___________________________________________
(Fonte: Isto É - Enciclopédia Ilustrada da Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário