Atenção aos pneus (1/14)
De acordo com a Agência de Informações em Energia dos Estados
Unidos, a eficiência dos pneus poderia economizar aproximadamente 800
mil barris de petróleo por dia.
Verifique uma vez por mês a pressão dos pneus – os pneus perdem 0,15 bar de pressão em 30 dias – e certifique-se de fazer isso quando eles estiverem frios. Calibre os pneus do seu carro conforme a recomendação do fabricante e cuide para que as rodas estejam devidamente alinhadas. (Foto: Reuters)
Verifique uma vez por mês a pressão dos pneus – os pneus perdem 0,15 bar de pressão em 30 dias – e certifique-se de fazer isso quando eles estiverem frios. Calibre os pneus do seu carro conforme a recomendação do fabricante e cuide para que as rodas estejam devidamente alinhadas. (Foto: Reuters)
Não fique em ponto morto (2/14)
Quando estiver em um congestionamento, desligue o motor se
achar que vai ficar parado por mais de um ou dois minutos. Desligando o
motor, mesmo que seja por um curto intervalo, você economiza mais
combustível do que o que gasta ao dar a partida no motor. (Foto:
Reuters)
Marcha lenta (3/14)
Num veículo manual, observe o conta-giros e mude a marcha
antes de chegar a 2.500 rpm (gasolina) ou 2.000 rpm (diesel). Nessas
faixas de rotação, o motor é mais eficiente em termos de consumo de
combustível.
As transmissões automáticas trocarão as marchas com mais eficácia se você aliviar um pouco a pressão do pé no acelerador logo que o carro embalar. Sempre que puder manter uma velocidade constante, tente usar a marcha mais alta possível. (Foto: Reuters)
As transmissões automáticas trocarão as marchas com mais eficácia se você aliviar um pouco a pressão do pé no acelerador logo que o carro embalar. Sempre que puder manter uma velocidade constante, tente usar a marcha mais alta possível. (Foto: Reuters)
Mantenha a distância (4/14)
Mantenha uma distância razoável do carro à sua frente para
poder antecipar as manobras e acompanhar o fluxo do trânsito. Isso evita
acelerações desnecessárias e freadas que acabam gastando combustível.
Além disso, é bem mais seguro.
A distância segura mínima entre você e o carro à sua frente é de três segundos. Ao avistar tráfego parado mais adiante, tire o pé do acelerador e deixe que a perda de potência do motor desacelere o carro. Não espere para frear no último minuto. (Foto: Reuters)
A distância segura mínima entre você e o carro à sua frente é de três segundos. Ao avistar tráfego parado mais adiante, tire o pé do acelerador e deixe que a perda de potência do motor desacelere o carro. Não espere para frear no último minuto. (Foto: Reuters)
Desacelere (5/14)
Mais da metade dos motoristas britânicos abordados em uma
pesquisa no início de 2011 afirmaram que a reação deles diante dos
aumentos no preço da gasolina seria desacelerar.
Isso porque acima de 90 km/h o consumo de combustível aumenta de modo significativo. A 110 km/h, o carro consome 25% mais combustível do que a 90 km/h. Usar o controle de velocidade em trechos mais longos de estrada ajuda o carro a manter velocidade constante e acaba economizando combustível. (Foto: Reuters)
Isso porque acima de 90 km/h o consumo de combustível aumenta de modo significativo. A 110 km/h, o carro consome 25% mais combustível do que a 90 km/h. Usar o controle de velocidade em trechos mais longos de estrada ajuda o carro a manter velocidade constante e acaba economizando combustível. (Foto: Reuters)
Desligue o ar-condicionado (6/14)
Use o ar-condicionado com moderação, já que ele aumenta
significativamente o consumo de combustível. O ar-condicionado ligado
pode representar 10% a mais no gasto de combustível. Porém, acima de 80
km/h é melhor ligar a climatização do que andar com janela aberta, pois
isso gera arrasto aerodinâmico. Para quem roda em velocidade mais alta, a
alternativa é usar as entradas de ar, mas sem ligar o ar-condicionado.
Estacionar em locais sombreados também ajuda a reduzir o uso da
climatização. (Foto: Reuters)
Perca peso (7/14)
Não, não estamos falando de você! Mas vale a pena deixar seu
carro mais enxuto. Como qualquer peso extra consome mais combustível,
retire tudo que é desnecessário de dentro do carro. Um excesso de 48 kg
pode aumentar em 2% a sua conta no posto. Mas não vá comprometer a
segurança: mantenha o estepe, o macaco e as ferramentas no devido lugar.
(Foto: Reuters)
Reduza o arrasto (8/14)
Há uma boa razão para os carros mais velozes do mundo terem
formas que lembram uma bala ou um avião. Formas alongadas e
aerodinâmicas reduzem o atrito e o arrasto do vento, portanto reduzem a
quantidade de energia exigida para impulsionar o veículo.
Racks e bagageiros no teto e porta-bicicletas afetam sensivelmente a aerodinâmica do seu carro e reduzem a eficiência do consumo de combustível. Portanto, retire esses acessórios quando não estiverem em uso. Manter janelas ou teto solar abertos também aumenta a resistência do ar e o consumo de combustível em até mais de 20% quando em alta velocidade. (Foto: Reuters)
Racks e bagageiros no teto e porta-bicicletas afetam sensivelmente a aerodinâmica do seu carro e reduzem a eficiência do consumo de combustível. Portanto, retire esses acessórios quando não estiverem em uso. Manter janelas ou teto solar abertos também aumenta a resistência do ar e o consumo de combustível em até mais de 20% quando em alta velocidade. (Foto: Reuters)
Desligue os acessórios (9/14)
Antes de dar a partida, certifique-se de desligar todos os
acessórios que consomem energia. Desse modo você diminui a carga exigida
do motor na próxima vez que ligá-lo.
Acessórios conectáveis ao acendedor do carro, tais como consoles de TV para minivans e utilitários (SUVs), podem forçar o alternador a trabalhar mais para gerar corrente extra. Desligue o aquecedor, os desembaçadores do para-brisa traseiro e os faróis quando não precisar deles. (Foto: Reuters)
Acessórios conectáveis ao acendedor do carro, tais como consoles de TV para minivans e utilitários (SUVs), podem forçar o alternador a trabalhar mais para gerar corrente extra. Desligue o aquecedor, os desembaçadores do para-brisa traseiro e os faróis quando não precisar deles. (Foto: Reuters)
Partida rápida (10/14)
Certifique-se de que você está pronto para sair antes de dar a
partida no motor. A não ser que você more em um local muito frio, a
maioria dos carros não precisa 'esquentar o motor' antes de sair
rodando.
Use um raspador para retirar a geada ou o gelo do para-brisa em vez de ligar o aquecedor do carro. Se a temperatura for realmente de congelar, use um aquecedor de motor para manter o óleo do cárter e o líquido refrigerante a uma temperatura razoável – isso facilita a partida, e o carro roda com menos consumo. (Foto: Reuters)
Use um raspador para retirar a geada ou o gelo do para-brisa em vez de ligar o aquecedor do carro. Se a temperatura for realmente de congelar, use um aquecedor de motor para manter o óleo do cárter e o líquido refrigerante a uma temperatura razoável – isso facilita a partida, e o carro roda com menos consumo. (Foto: Reuters)
Você não é motorista de fuga (11/14)
Evite dirigir de forma agressiva e sair cantando os pneus como
nos filmes de ação. Assim como as freadas bruscas, isso só serve para
gastar combustível sem necessidade. No tráfego urbano, cerca de 50% da
energia necessária para impulsionar seu carro é usada na aceleração.
Portanto, vá com calma, que você chega lá.
Mude as marchas e passe logo para a marcha mais alta assim que puder, e sem acelerar mais que o necessário. Dirigir em marchas mais baixas que o necessário é um desperdício de combustível. (Foto: Reuters)
Mude as marchas e passe logo para a marcha mais alta assim que puder, e sem acelerar mais que o necessário. Dirigir em marchas mais baixas que o necessário é um desperdício de combustível. (Foto: Reuters)
Distribua a carga (12/14)
Ninguém precisa dirigir sozinho. Com um pouco de planejamento e
boa comunicação, é possível poupar combustível e emissões de CO2, além
de não congestionar as ruas. Pessoas que saem da mesma rua ou do mesmo
prédio para ir ao centro da cidade ou até a escola do bairro podem usar
um carro só, em vez de dois ou três.
Cada litro de combustível usado emite mais de 2,5 kg de CO2. Seja no rodízio com colegas para ir trabalhar ou num passeio com amigos, compartilhar o automóvel é uma atitude sensata. (Foto: Reuters)
Cada litro de combustível usado emite mais de 2,5 kg de CO2. Seja no rodízio com colegas para ir trabalhar ou num passeio com amigos, compartilhar o automóvel é uma atitude sensata. (Foto: Reuters)
Corte os deslocamentos curtos (13/14)
Motores levam tempo para atingir a temperatura que possibilita
uma eficiência ótima no consumo de combustível, e os conversores
catalíticos que reduzem emissões podem levar até oito quilômetros para
se tornar eficazes. Por isso os veículos são menos eficientes no consumo
e mais poluentes no início de um percurso ou em trajetos curtos.
Infelizmente, mais da metade de todas as viagens de carro na Europa têm menos de cinco quilômetros, segundo a Comissão Europeia. Tente combinar um percurso curto com outro mais longo ou, melhor ainda, vá a pé ou de bicicleta. (Foto: Reuters)
Infelizmente, mais da metade de todas as viagens de carro na Europa têm menos de cinco quilômetros, segundo a Comissão Europeia. Tente combinar um percurso curto com outro mais longo ou, melhor ainda, vá a pé ou de bicicleta. (Foto: Reuters)
Cuide da manutenção do carro (14/14)
Cuide bem do seu carro. Faça manutenção regularmente, seguindo
as instruções do fabricante. Um motor mal regulado pode gastar muito
mais combustível e gerar mais emissões do que um motor bem mantido.
Filtros de ar e óleo do motor sujos também podem aumentar o consumo de combustível. Troque o óleo quando necessário e certifique-se de usar o mais adequado para seu motor. (Foto: Reuters)
Filtros de ar e óleo do motor sujos também podem aumentar o consumo de combustível. Troque o óleo quando necessário e certifique-se de usar o mais adequado para seu motor. (Foto: Reuters)
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Fonte: Allianz Sustentabilidade - http://sustentabilidade.allianz.com.br
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