sábado, 13 de abril de 2013

Franceses transformarão fezes de pandas em energia


Agora, o animal em extinção poderá ajudar a diminuir as contas de energia do zoológico
Creative Commons/EXAME.com
........................................................................................................................................... 
 

Segundo os planos do estabelecimento, os pandas produzirão 25 kg de combustível por dia 


São Paulo - O zoológico Francês Beauval planeja transformar as fezes poderosas dos pandas em energia. Agora, o animal em extinção poderá ajudar a diminuir as contas de energia do zoológico.

Em 2012, o zoológico trouxe dois pandas da China por aproximadamente 1 milhão de dólares por ano em um contrato de 10 anos de duração. Segundo os planos do estabelecimento, os pandas produzirão 25 kg de combustível por dia.

Os pandas comem 35 quilos de bambu em um dia e defecam aproximadamente 30 quilos por dia. Isso os torna os principais candidatos para esta iniciativa verde.

Tudo isso a partir de uma nova planta que será capaz de processar dejetos e transformá-los em energia. 

As plantas de processamento são usadas para purificar a matéria-prima do gás natural. A instalação custará 3 milhões de dólares e deverá ficar pronta em 2014.

A eletricidade será gerada pela queima de biogás coletado a partir de excrementos dos pandas, de outros animais e de resíduos orgânicos. A estimativa do zoológico é que a planta de processamento irá cortar custos de energia em 40%.

Nos últimos anos, os sistemas de biogás, que usam todos os tipos de resíduos orgânicos, ganharam força como uma alternativa de energia renovável nos Estados Unidos e na Europa, além de países em desenvolvimento.

.............................................................................................................
Fonte: Exame.com, por Vanessa Daraya, de

Nenhum comentário:

Postar um comentário