segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Sustentabilidade no teto de sua construção com um telhado verde

O Multipalco Theatro São Pedro, em Porto Alegre, diminuiu seus gastos 
com energia elétrica em cerca de 30% após implantar a estrutura. 
(Foto: Divulgação)
_________________________________________________________

Diminuição de temperatura e de gastos com energia, aumento da área de lazer e purificação do ar estão entre as vantagens de se instalar um telhado verde.
O conceito de arquitetura sustentável é uma tendência cada vez mais forte nas grandes cidades. Seguindo essa linha, os telhados verdes ganham a simpatia do público e cada vez mais são encontrados em empreendimentos de pequeno, médio e grande porte.

A técnica consiste na aplicação e no uso do solo e da vegetação sobre uma camada impermeável na laje superior da edificação, e sua utilização traz benefícios como a melhoria térmica e a purificação do ar. Além disso, a área do telhado verde também pode ser utilizada como um espaço de lazer.

O conceito de telhado verde foi proposto na década de 20 pelo arquiteto francês Charles-Édouard Jeanneret, conhecido como Le Corbusier. Para ele, as cidades modernas estavam asfixiadas, sem áreas verdes suficientes, o que não contribuía em nada para uma boa qualidade de vida dos cidadãos. Após 90 anos, as cidades cresceram e viram o mesmo problema agravado. A grande concentração de prédios e as grandes áreas impermeabilizadas ocasionam problemas de excesso de calor, podendo chegar a variações de 10° acima da temperatura.

“A implantação de telhados verdes é uma tendência da arquitetura e da construção civil, por ser funcional e de fundamental importância para solucionar problemas urbanos cada vez mais frequentes. O substrato implantado reassume o que seria um solo, e seus benefícios são reproduzidos”, explicou o engenheiro agrônomo João Manuel Feijó, proprietário da Ecotelhado, empresa especializada no desenvolvimento e na implantação de estruturas verdes urbanas.

Projetos importantes, como a sede do MEC (Ministério da Educação), atual Palácio Gustavo Capanema, no Rio de janeiro (RJ), e o Edifício Matarazzo, um dos endereços mais famosos da cidade de São Paulo (SP), construído na década de 70, utilizam o telhado verde. Outro exemplo mais recente é o Shopping JK, também em São Paulo. O edifício abriga um dos maiores telhados verdes da América Latina, com cerca de 5 mil metros quadrados de vegetação no seu topo.

As vantagens de se implantar um telhado verde são inúmeras. No caso do Multipalco Theatro São Pedro, importante teatro da cidade de Porto Alegre (RS), após a implantação da estrutura, o gasto com eletricidade, devido à redução da temperatura no ambiente interno do teatro, diminuiu cerca de 30%. Além disso, a vedação acústica do local também melhorou muito. “O custo para a manutenção do telhado verde é praticamente zero, com eventuais necessidades de rega em períodos de seca no verão”, explicou o coordenador do Multipalco, Roberto Moraes.
Entre as vantagens trazidas pelo telhado verde está a purificação do ar, que ocorre com a absorção de substâncias tóxicas pela vegetação e a liberação de oxigênio. Além disso, um telhado verde pode ser de grande ajuda na diminuição de enchentes e inundações nas cidades. “Quando chove, a água, em um ambiente normal, é absorvida pelas plantas e pela terra e depois evapora. Nas cidades, como as superfícies são impermeabilizadas, a água escoa causando enchente. Nos sistemas de telhados verdes, a água é captada e absorvida pela vegetação”, explicou Feijó.

Certificação e redução de impostos
Uma recente iniciativa da prefeitura do Rio de Janeiro propõe incentivos fiscais para construções que atingirem alguns pré-requisitos de sustentabilidade, entre elas o telhado verde. Com a certificação Qualiverde, as construções sustentáveis poderão obter descontos de até 50% ou mesmo isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), além da redução do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

Segundo a Coordenadoria de Macroplanejamento de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Urbanismo do Rio de Janeiro, o objetivo do selo é aumentar o número de edifícios sustentáveis na cidade do Rio de Janeiro.

Economia na instalação
Instalar um telhado verde em uma construção é uma iniciativa bastante econômica. Para uma obra nova, a instalação não traz custos extras. Caso a obra já esteja terminada, o telhado precisará ser adaptado e, nesse caso, sim, haverá um gasto que incluirá impermeabilização do telhado e implantação da vegetação. É possível colocar diversos tipos de vegetação no telhado. A mais comum é a grama, mas também pode-se usar plantas frutíferas ou hortícolas. “Ao optar por um telhado verde, estamos usando a natureza em nosso favor, o que é muito mais inteligente do que brigar contra ela”, finalizou Feijó. 
 
________________________
Fonte: Sustentabilidade Allianz - http://sustentabilidade.allianz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário