segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Carros Elétricos (continuação)

Divulgação
 
São Paulo – Conversível, de dimensões compactas, dois lugares, tração traseira e,  sob o capô, um motor elétrico. Para a Honda, o roadster EV-STER é a visão do futuro da mobilidade urbana. Apresentado no Salão de Tóquio, no Japão, o protótipo 100% movido a eletricidade chamou atenção por sua carroceria toda pintada de branco e charmosas lanternas LED azuis.

Medindo apenas 3,57 metros de comprimento, 1,5 m de largura e 1,1 m de altura, o carro usa materiais leves, para garantir o mínimo peso. Com baterias de íons de lítio que podem ser completamente recarregadas por três horas em uma tomada comum, o elétrico tem autonomia anunciada de 160Km e velocidade máxima de 160km/h.


 Divulgação

São Paulo - Mais um modelo se junta à lista de lançamentos verdes da indústria automobilística. Trata-se do esportivo australiano Arcspeed, um quatro rodas com design de fazer cair o queixo (ele vem sem capô) e alto desempenho – o primeiro desta categoria no país totalmente movido a eletricidade. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e faz até 150 km com uma única carga.
Suas baterias de íon de lítio podem ser alimentadas em uma tomada comum, de 220 volts por apenas quatro horas, tempo abaixo da média de modelos esportivos semelhantes. Um diferencial do Arcspeed é sua capacidade de reproduzir um ronco de motor como o de carros movidos a combustão. O silêncio dos veículos elétricos pode ser uam qualidade negativa para consumidores que gostam de "sentir" o motor do carro. 

Ainda não há data determinada para a chegada dessa máquina verde ao mercado, mas seu valor deverá girar em torno de 100 mil dólares. Quando sair da fábrica, o Arcspeed, que foi iedalizado pela empresa Arcspeed Pty Limited, deverá dividir as pistas de venda com modelos tão ecológicos e atraentes, como os esportivos Rimac Concept One e o Fisker Karma Eletric.


 Divulgação
Para o interior, a fabricante promete revestimento todo em coro, com sistemas de alta tecnologia - uma abordagem que, decididamente, não tem nada de retrô. O valor estimado gira entre em torno de 90 mil e 100 mil dólares. Agora é esperar para ver se o possante verde que está a caminho ganhará tantos fãs como o pilotado por Michael J. Fox, há mais de duas décadas.


  Divulgação
 
São Paulo – No ano em que completa um século de existência, a Chevrolet, marca da General Motors, um dos maiores fabricantes de veículos do mundo, lança-se em mais uma empreitada ecológica: desenvolver um compacto citadino 100% elétrico.

Depois do Volt, seu primeiro veículo verde, a empresa aposta agora no pequeno Spark EV, previsto para chegar aos mercados em 2013. Segundo a montadora, o mini elétrico será movido por baterias de íon-lítio fabricadas pela A123 Systems, conhecida fabricante de baterias, e terá produção limitada.

O veículo foi pensado para motoristas que percorrem distâncias curtas e moram em cidades congestionadas. Capaz de fazer até 130 km com uma única recarga, ele leva cerca de oito horas para recarregar completamente, conectado a uma tomada de 240 volts.


  Divulgação
 
São Paulo – Sintonizada com as preocupações ambientais, a Volkswagen está com as atenções voltadas para o lançamento daquele que poderá ser o primeiro veículo elétrico da marca alemã: o compacto citadino e-UP!

Apresentado durante o salão de Frankfurt, o veículo tem previsão de chegar aos mercados em 2013, começando pela Europa.
Pensado para as cidades, o e-UP vem com um motor elétrico de 60 kW (80 cv de potência), alimentado por baterias de íons de lítio de 18 kWh, situadas sob o piso do carro.
O conjunto garante até 130 quilômetros de autonomia numa única carga, suficientes para deslocamentos em centros urbanos. Já a velocidade máxima chega a 135 km/h.


 Divulgação
 
São Paulo – Depois das montadoras alemãs, é a vez da Peugeot Citröen mostrar sua versão para o carro urbano do futuro. Com design exótico, que remete a uma bolha, o conceito elétrico e compacto chamado PSA Velv comporta até três pessoas e se apresenta como um concorrente forte para outros pequenos citadinos cheios de charme, como o Audi Urban Concept e o Volkswagen Nils.

Pesando apenas 650 kg, ele possui baterias de íon de lítio de 8,5 kWh e 27 cavalos de potência, que garantem ao carro uma velocidade máxima de 110 km / h e uma autonomia de cerca de 100 km, numa única carga.

O veículo foi apresentado esta semana no Fórum da Ademe (Agência do Meio Ambiente e da Matriz Energética da França) em Paris. O grupo PSA não revelou preços nem data para produção do protótipo, mas adianta que entre os clientes potenciais estão órgãos públicos e frotas corporativas.


  Divulgação
 
São Paulo – Mais potente e com autonomia estendida, o pequeno urbano Smart Fortwo Electric Drive chega a sua terceira geração no salão alemão de Frankfurt.

A nova versão vem equipada com um motor elétrico de 74 cavalos (33 a mais que na geração anterior) e um conjunto de baterias de íons de lítio de maior capacidade. Com uma única carga, o carro é capaz de percorrer até 140 km.

Enquanto a segunda geração alcançava velocidade máxima de 100km/h, a terceira chega a 120km/h. A Smart pretende produzir dez mil unidades da nova geração do modelo, que será comercializado a partir de 2012 em mais de 30 mercados.
Além do carro, a marca também lança no salão uma bicicleta elétrica, que poder ser afixada na traseira do Smart Fortwo. Só no  modo elétrico, a “Smart pedalec power assist”, como foi chamada a bike, pode fazer até 100km com uma única carga e atingir velocidade de 25km/h. 


 Divulgação
 
São Paulo – O luxo em Frankfurt é esportivo, elétrico, veloz e belo de se olhar. Exemplo disso é o sedutor Concept One, primeiro protótipo ecológico da fabricante croata de automóveis Rimac.

O superesportivo é totalmente movido a eletricidade e conta com quatro motores elétricos, um por roda. Juntos, eles entregam potência total de 1088cv. Com peso de 1650kg e chassis em fibra de carbono, o Concept One será capaz de acelerar dos 0 aos 100km/h em apenas 2,8s. A autonomia anunciada é de 600km.

Pouco conhecida, a marca deve ficar na memória de muitos com sua criação, que terá produção limitada de 88 unidades para 2013.


 Divulgação
 Divulgação
 Divulgação
 
Na corrida da autoindústria por carros ecologicamente corretos, curiosamente, são os modelos “micro” que mais chamam atenção. Basta olhar o novo protótipo da Audi (ao lado) para notar o óbvio: os pequenos elétricos são uma graça. E na lista entram compactos como o Renault Twizy e o E3W, da KTM.

A versão mini e elétrica da marca alemã chama-se Urban Concept e terá seu debut no salão de Frankfurt, em setembro. De acordo com a Audi, o modelo promete abrir novos horizontes para a mobilidade urbana. Com jeito de esportivo, ele vem com uma carroceria ultraleve, feita de fibra de carbono e plástico reforçado.

Idealizado para duas pessoas, o veículo é equipado com dois motores elétricos e uma bateria de íons de lítio, o que, segundo a fabricante, garante autonomia e acelerações enérgicas para circular nos centros urbanos. A agilidade também é assegurada pelas rodas destacadas da carroceria, o que também lhe rende uma estética diferenciada. Informações mais detalhadas serão divulgadas durante o Salão.


(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário