Divulgação
Esportivo elétrico antecipa o futuro da Honda
São Paulo – Conversível, de dimensões compactas, dois lugares, tração
traseira e, sob o capô, um motor elétrico. Para a Honda, o roadster
EV-STER é a visão do futuro da mobilidade urbana. Apresentado no Salão
de Tóquio, no Japão, o protótipo 100% movido a eletricidade chamou
atenção por sua carroceria toda pintada de branco e charmosas lanternas
LED azuis.
Medindo apenas 3,57 metros de comprimento, 1,5 m de largura e 1,1 m de
altura, o carro usa materiais leves, para garantir o mínimo peso. Com
baterias de íons de lítio que podem ser completamente recarregadas por
três horas em uma tomada comum, o elétrico tem autonomia anunciada de
160Km e velocidade máxima de 160km/h.
Divulgação
Arcspeed: o primeiro esportivo australiano 100% elétrico
São Paulo - Mais um modelo se junta à lista de lançamentos verdes da
indústria automobilística. Trata-se do esportivo australiano Arcspeed,
um quatro rodas com design de fazer cair o queixo (ele vem sem capô) e
alto desempenho – o primeiro desta categoria no país totalmente movido a
eletricidade. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e faz até
150 km com uma única carga.
Suas baterias de íon de lítio podem ser alimentadas em uma tomada comum, de 220 volts por apenas quatro horas, tempo abaixo da média de modelos esportivos semelhantes. Um diferencial do Arcspeed é sua capacidade de reproduzir um ronco de motor como o de carros movidos a combustão. O silêncio dos veículos elétricos pode ser uam qualidade negativa para consumidores que gostam de "sentir" o motor do carro.
Suas baterias de íon de lítio podem ser alimentadas em uma tomada comum, de 220 volts por apenas quatro horas, tempo abaixo da média de modelos esportivos semelhantes. Um diferencial do Arcspeed é sua capacidade de reproduzir um ronco de motor como o de carros movidos a combustão. O silêncio dos veículos elétricos pode ser uam qualidade negativa para consumidores que gostam de "sentir" o motor do carro.
Divulgação
Carro do “De Volta para o Futuro” ganha versão elétrica
São Paulo – Mítico esportivo americano que ficou famoso como uma máquina do tempo na trilogia do filme “De Volta para o Futuro”, o DeLorean vai ganhar uma versão totalmente elétrica. O novo modelo, previsto para chegar aos mercados em 2013, trará, no lugar do motor de seis cilindros, um propulsor elétrico com 260 cavalos de potência, que garante ao carro a velocidade máxima de 200km/h.Apesar das mudanças sob o capô, a fabricante americana DeLorean Motor Company (DMC) diz que vai manter muitas das características do design original do carro, assinado pelo escritório italiano Italdesign Giugiaro, como as embleméticas portas estilo “asa de gaivota”.
Para o interior, a fabricante promete revestimento todo em coro, com
sistemas de alta tecnologia - uma abordagem que, decididamente, não tem
nada de retrô. O valor estimado gira entre em torno de 90 mil e 100 mil
dólares. Agora é esperar para ver se o possante verde que está a caminho
ganhará tantos fãs como o pilotado por Michael J. Fox, há mais de duas
décadas.
Divulgação
Chevrolet Spark EV será 100% elétrico
São Paulo – No ano em que completa um século de existência, a
Chevrolet, marca da General Motors, um dos maiores fabricantes de
veículos do mundo, lança-se em mais uma empreitada ecológica:
desenvolver um compacto citadino 100% elétrico.
Depois do Volt,
seu primeiro veículo verde, a empresa aposta agora no pequeno Spark EV,
previsto para chegar aos mercados em 2013. Segundo a montadora, o mini
elétrico será movido por baterias de íon-lítio fabricadas pela A123
Systems, conhecida fabricante de baterias, e terá produção limitada.
O veículo foi pensado para motoristas que percorrem distâncias curtas e
moram em cidades congestionadas. Capaz de fazer até 130 km com uma
única recarga, ele leva cerca de oito horas para recarregar
completamente, conectado a uma tomada de 240 volts.
Divulgação
Volkswagen prepara e-Up! para 2013
São Paulo – Sintonizada com as preocupações ambientais, a Volkswagen
está com as atenções voltadas para o lançamento daquele que poderá ser o
primeiro veículo elétrico da marca alemã: o compacto citadino e-UP!
Apresentado durante o salão de Frankfurt, o veículo tem previsão de chegar aos mercados em 2013, começando pela Europa.
Pensado para as cidades, o e-UP vem com um motor elétrico de 60 kW (80 cv de potência), alimentado por baterias de íons de lítio de 18 kWh, situadas sob o piso do carro.
Pensado para as cidades, o e-UP vem com um motor elétrico de 60 kW (80 cv de potência), alimentado por baterias de íons de lítio de 18 kWh, situadas sob o piso do carro.
O conjunto garante até 130 quilômetros de autonomia numa única carga,
suficientes para deslocamentos em centros urbanos. Já a velocidade
máxima chega a 135 km/h.
Divulgação
PSA Peugeot Citröen revela elétrico futurista Velv
São Paulo – Depois das montadoras alemãs, é a vez da Peugeot Citröen
mostrar sua versão para o carro urbano do futuro. Com design exótico,
que remete a uma bolha, o conceito elétrico e compacto chamado PSA Velv
comporta até três pessoas e se apresenta como um concorrente forte para
outros pequenos citadinos cheios de charme, como o Audi Urban Concept e o Volkswagen Nils.
Pesando apenas 650 kg, ele possui baterias de íon de lítio de 8,5 kWh e
27 cavalos de potência, que garantem ao carro uma velocidade máxima de
110 km / h e uma autonomia de cerca de 100 km, numa única carga.
O veículo foi apresentado esta semana no Fórum da Ademe (Agência do
Meio Ambiente e da Matriz Energética da França) em Paris. O grupo PSA
não revelou preços nem data para produção do protótipo, mas adianta que
entre os clientes potenciais estão órgãos públicos e frotas
corporativas.
Divulgação
Smart elétrico chega à terceira geração em Frankfurt
São Paulo – Mais potente e com autonomia estendida, o pequeno urbano
Smart Fortwo Electric Drive chega a sua terceira geração no salão alemão
de Frankfurt.
A nova versão vem equipada com um motor elétrico de 74 cavalos (33 a mais que na geração anterior) e um conjunto de baterias de íons de lítio de maior capacidade. Com uma única carga, o carro é capaz de percorrer até 140 km.
Enquanto a segunda geração alcançava velocidade máxima de 100km/h, a terceira chega a 120km/h. A Smart pretende produzir dez mil unidades da nova geração do modelo, que será comercializado a partir de 2012 em mais de 30 mercados.
A nova versão vem equipada com um motor elétrico de 74 cavalos (33 a mais que na geração anterior) e um conjunto de baterias de íons de lítio de maior capacidade. Com uma única carga, o carro é capaz de percorrer até 140 km.
Enquanto a segunda geração alcançava velocidade máxima de 100km/h, a terceira chega a 120km/h. A Smart pretende produzir dez mil unidades da nova geração do modelo, que será comercializado a partir de 2012 em mais de 30 mercados.
Além do carro, a marca também lança no salão uma bicicleta elétrica,
que poder ser afixada na traseira do Smart Fortwo. Só no modo elétrico,
a “Smart pedalec power assist”, como foi chamada a bike, pode fazer até
100km com uma única carga e atingir velocidade de 25km/h.
Divulgação
Rimac Concept One, um croata elétrico sedutor
São Paulo – O luxo em Frankfurt é esportivo, elétrico, veloz e belo de
se olhar. Exemplo disso é o sedutor Concept One, primeiro protótipo
ecológico da fabricante croata de automóveis Rimac.
O superesportivo é totalmente movido a eletricidade e conta com quatro
motores elétricos, um por roda. Juntos, eles entregam potência total de
1088cv. Com peso de 1650kg e chassis em fibra de carbono, o Concept One
será capaz de acelerar dos 0 aos 100km/h em apenas 2,8s. A autonomia
anunciada é de 600km.
Pouco conhecida, a marca deve ficar na memória de muitos com sua criação, que terá produção limitada de 88 unidades para 2013.
Divulgação
Chevrolet Miray parece um Batmóvel coreano
São Paulo - Desenvolvido pela divisão sul-coreana da General Motors,
para comemoração do centenário da marca americana Chevrolet, o Miray é
um carro conceito com propulsão híbrida. Em exposição no Salão de
Frankfurt, ele vem sendo comparado ao Batmóvel, veículo do consagrado
homem morcego dos quadrinhos. Mas a proposta do design é remeter a
modelos antigos da montadora, como o Monza 1963 SS e o Corvair Super
Spyder 1962. Com um toque, claro, de modernidade e consciência
ambiental.
A começar pelo nome, “Miray”, que, no idioma sul-coreano, significa futuro. O carro do amanhã segundo a Chevrolet tem carroceria construída em plástico reforçado com fibra de carbono e três motores - dois elétricos de 15kW de potência e um motor a gasolina, podendo alternar entre condução a diesel e elétrica. Como nos demais híbridos, as baterias de íon de lítio são recarregadas por um sistema de recuperação da energia cinética liberada nas frenagens.
A começar pelo nome, “Miray”, que, no idioma sul-coreano, significa futuro. O carro do amanhã segundo a Chevrolet tem carroceria construída em plástico reforçado com fibra de carbono e três motores - dois elétricos de 15kW de potência e um motor a gasolina, podendo alternar entre condução a diesel e elétrica. Como nos demais híbridos, as baterias de íon de lítio são recarregadas por um sistema de recuperação da energia cinética liberada nas frenagens.
Divulgação
Quimera AEGT: o elétrico mais potente do mundo
São Paulo – Os veículos verdes travam uma corrida tecnológica diária
para mostrar ao mercado que, mais do que uma alternativa ecológica para a
indústria automotiva, são também fortes e velozes.
Prova disso é o protótipo AEGT (All Electric GT), da espanhola Quimera, da qual fazem parte uma dezena de empresas que desenvolvem soluções de mobilidade limpa e de energia. Em exposição no Salão de Frankfurt, na Alemanha, este superesportivo com carroceria em fibra de carbono é capaz de alcançar a velocidade de 300km/h só a base de eletricidade.
O desempenho invejável é garantido por um trio de motores elétricos alimentados por baterias de lítio que, quando combinados, entregam 700 cv de potência. Com esses números, não é de se espantar que o esportivo passe de um repouso absoluto aos 100km/h em apenas três segundos, sendo considerado o mais potente do mundo entre os modelos elétricos.
Prova disso é o protótipo AEGT (All Electric GT), da espanhola Quimera, da qual fazem parte uma dezena de empresas que desenvolvem soluções de mobilidade limpa e de energia. Em exposição no Salão de Frankfurt, na Alemanha, este superesportivo com carroceria em fibra de carbono é capaz de alcançar a velocidade de 300km/h só a base de eletricidade.
O desempenho invejável é garantido por um trio de motores elétricos alimentados por baterias de lítio que, quando combinados, entregam 700 cv de potência. Com esses números, não é de se espantar que o esportivo passe de um repouso absoluto aos 100km/h em apenas três segundos, sendo considerado o mais potente do mundo entre os modelos elétricos.
Divulgação
Opel adere a onda de dois lugares em Frankfurt
São Paulo – A moda dos carros elétricos compactos para apenas duas pessoas pegou de vez. Depois do Renault Twizy, do Audi Urban Concept e do Volkswagen Nils,
quem adere à onda de dois lugares é fabricante Opel. A marca alemã leva
ao Salão de Frankfurt, que começou esta semana na Alemanha, o seu
protótipo Opel RAK.
Idealizado para as disputadas ruas do futuro, o carro 100% elétrico é capaz de rodar 100 km com uma única carga e a atingir velocidade máxima de 120 km/h em menos de 13 segundos. Isso sem emitir um grama sequer de poluente.
Mais, o elétrico promete baixo consumo energético, que reflete em preços mais acessíveis. Segundo a marca, o RAK é capaz de percorrer 100 km ao custo de apenas 1,36 dólares. Este bom desempnho é garantido pelo peso do veículo, cerca de um terço mais leve que um compacto moderno tradicional.
Idealizado para as disputadas ruas do futuro, o carro 100% elétrico é capaz de rodar 100 km com uma única carga e a atingir velocidade máxima de 120 km/h em menos de 13 segundos. Isso sem emitir um grama sequer de poluente.
Mais, o elétrico promete baixo consumo energético, que reflete em preços mais acessíveis. Segundo a marca, o RAK é capaz de percorrer 100 km ao custo de apenas 1,36 dólares. Este bom desempnho é garantido pelo peso do veículo, cerca de um terço mais leve que um compacto moderno tradicional.
Volkswagen Nils: elétrico com um quê de F1
São Paulo – Para a Volkswagen, a mobilidade urbana do futuro é
minimalista, ágil e, principalmente, amiga do meio ambiente. Exemplo
disso é o modelo conceito que a fabricante alemã levará ao Salão de
Frankfurt este mês. Inspirado nos carros de corrida da Fórmula 1, o Nils
une design arrojado e agilidade no deslocamento.
Com um único assento, o do motorista, vem com um motor elétrico de 20cv alimentado por baterias de íons de lítio que podem se recarregadas em uma tomada comum por duas horas. Por se limitar a apenas um ocupante, ele é mais leve - com chassis em alumínio, pesa apenas 460 kg – e também consome menos energia.
O protótipo acelera dos 0 aos 100 km/h em 11 segundos e alcança 130 km/h de velocidade máxima. A autonomia é estimada em 25km – suficiente para viagens curtas e rotineiras, como a de casa ao trabalho e vice-versa.
Com um único assento, o do motorista, vem com um motor elétrico de 20cv alimentado por baterias de íons de lítio que podem se recarregadas em uma tomada comum por duas horas. Por se limitar a apenas um ocupante, ele é mais leve - com chassis em alumínio, pesa apenas 460 kg – e também consome menos energia.
O protótipo acelera dos 0 aos 100 km/h em 11 segundos e alcança 130 km/h de velocidade máxima. A autonomia é estimada em 25km – suficiente para viagens curtas e rotineiras, como a de casa ao trabalho e vice-versa.
Audi Urban Concept: um elétrico cheio de charme
Na corrida da autoindústria por carros ecologicamente corretos,
curiosamente, são os modelos “micro” que mais chamam atenção. Basta
olhar o novo protótipo da Audi (ao lado) para notar o óbvio: os pequenos
elétricos são uma graça. E na lista entram compactos como o Renault Twizy e o E3W, da KTM.
A versão mini e elétrica da marca alemã chama-se Urban Concept e terá
seu debut no salão de Frankfurt, em setembro. De acordo com a Audi, o
modelo promete abrir novos horizontes para a mobilidade urbana. Com
jeito de esportivo, ele vem com uma carroceria ultraleve, feita de fibra
de carbono e plástico reforçado.
Idealizado para duas pessoas, o veículo é equipado com dois motores
elétricos e uma bateria de íons de lítio, o que, segundo a fabricante,
garante autonomia e acelerações enérgicas para circular nos centros
urbanos. A agilidade também é assegurada pelas rodas destacadas da
carroceria, o que também lhe rende uma estética diferenciada.
Informações mais detalhadas serão divulgadas durante o Salão.
(continua)
Nenhum comentário:
Postar um comentário