sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Alimentação – Mais aveia, menos estresse

O consumo diário de aveia possui diversos benefícios à saúde. (Foto: Divulgação)
Por Giulianna Aquarone                           27 Agosto 2014
......................................................................................................................................

O cereal favorece a digestão, além de possuir ação relaxante que combate o estresse.
Um dos componentes mais importantes de toda dieta saudável e balanceada, a aveia deve ser consumida diariamente, já que possui inúmeros benefícios à saúde. Mas o que pouco se comenta a respeito da aveia são as propriedades de uma substância presente no cereal: a avenina. Com ação relaxante, alivia quadros de estresse, fadiga e tensão. Outros componentes da aveia, como o amido, o ácido linoleico e a lecitina, alimentam os neurônios, que se mantêm saudáveis e ativos. Já o fósforo e a vitamina B ativam as funções cerebrais.

Para a nutricionista Ana Flor Picolo, trata-se de um alimento completo, nutritivo e revitalizante. "Meio copo, aproximadamente 30 gramas, já é suficiente para beneficiar a saúde", afirma. Além de reduzir os níveis de colesterol “ruim” (LDL), auxilia a redução de inflamações e o controle de diabetes, combate a hipertensão, aumenta o tempo de saciedade, melhora a circulação sanguínea e é excelente para a digestão.

“Por causa de suas fibras, a aveia atua no intestino, inibindo a absorção de gorduras. Além disso, evita a constipação – o famoso intestino preso – e previne o câncer intestinal”, explica a nutricionista. Rica em nutrientes como cálcio, ferro, proteínas, vitamina E, manganês, magnésio, zinco, cobre, carboidratos e fibras solúveis, ela é encontrada em três formas: farelo, flocos e farinha.

O designer Gustavo Guatelli afirma que é fã do cereal. “Como a aveia não possui gosto, vou variando o uso e combinando com outros alimentos. Costumo adicionar no omelete, em shakes que tomo depois de treinar na academia, em iogurtes e vitaminas”, conta.

A nutricionista ensina uma receita saborosa, prática e nutritiva, contendo o cereal.

Farofa Fria
Ingredientes:
1 colher de sopa de óleo de soja
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 tomate médio picado
¼ xícara de chá de azeitonas verdes picadas
½ xícara de chá de champignon picado
1 xícara de chá de palmito picado
2 ovos cozidos picados
¼ xícara de chá de salsinha picada
1 xícara de chá de farinha de mandioca torrada
2 xícaras de chá de aveia em flocos
½ xícara de chá de azeite de oliva extravirgem
Sal a gosto

Modo de preparo: Em uma panela média, aqueça o óleo de soja. Adicione a cebola e o alho e refogue por 3 minutos. Em seguida, coloque o tomate, a azeitona, o champignon, o palmito, os ovos e a salsinha. Refogue por alguns instantes até formar um caldinho. Desligue o fogo e acrescente a farinha de mandioca torrada, a aveia em flocos e o azeite de oliva. Misture bem e tempere com sal a gosto. Deixe esfriar para servir.


__________________________
Fonte: Allianz Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário