quinta-feira, 20 de setembro de 2012

EDUCAÇÃO AMBIENTAL



A Educação Ambiental pode ser vista de uma perspectiva mais abrangente, não restringindo seu olhar à proteção e uso sustentável de recursos naturais. Sob uma visão multidisciplinar, deve incorporar fortemente a proposta de construção de sociedades sustentáveis, procurando despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do ambiente e não o centro de tudo. 

Podemos criar atividades de Educação Ambiental tanto no ambiente da escola (educação formal), como também usar outros meios de comunicação (educação informal). Independentemente do veículo ou caminho usado, cada vez mais o repasse de informações deve gerar um sistema dinâmico e abrangente, responsável pela educação do indivíduo e conseqüentemente da sociedade.

Uma das modalidades mais eficientes é resgatar o contato da criança com a terra e seus proventos, usando espaços naturais das áreas verdes como vetores deste processo. Trabalhar em uma pequena horta, por exemplo, pode integrar ao cotidiano das crianças as rotinas de plantio, cuidado com as plantas, controle natural de pragas entre outros temas. Ao lidar com os animais associados às plantas, é possível ampliar a gama de conhecimento sobre os animais, seus comportamentos, formas e cores. Ao integrar esses conhecimentos, pode-se estimular o respeito e gerar um caráter integrador da criança para com a visão ambiental.

Em um mundo cada vez mais urbanizado, a população está envolvida com as novas tecnologias e distante do mundo natural. Perde-se dessa maneira a relação natural que tínhamos com a terra, a fauna, a flora, além do contato com culturas diferentes da nossa. Os cenários urbanos, como os ambientes de Shopping Center, passam a ser normais na vida dos jovens e os valores relacionados com a natureza têm poucos pontos de referência na sociedade moderna.

A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir diferentes tipos de cidadãos, por meio de um processo educativo permanente e que procura disseminar uma visão crítica sobre a temática ambiental.

O relacionamento da humanidade com a natureza, que teve início com um mínimo de interferência nos ecossistemas, tem hoje culminado numa forte pressão exercida sobre os recursos naturais. Atualmente, são comuns a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo destruição dos habitats além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente.

Dentro desse contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover sob um modelo de desenvolvimento sustentável (processo que assegura uma gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo atender as necessidades das gerações atuais), a compatibilização de práticas econômicas e conservacionistas, com reflexos positivos evidentes junto à qualidade de vida de todos.

A educação ambiental enfatiza as regularidades, e busca manter o respeito pelos diferentes ecossistemas e culturas humanas da Terra. Foca também no dever de reconhecer as similaridades globais, enquanto se interagem efetivamente com as especificidades locais, é resumido no seguinte lema: Pensar globalmente, agir localmente.

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Fonte: Rede Ambiente -http://www.canalazultv.com.br

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