A Educação Ambiental pode ser vista de uma perspectiva mais
abrangente, não restringindo seu olhar à proteção e uso sustentável de
recursos naturais. Sob uma visão multidisciplinar, deve incorporar
fortemente a proposta de construção de sociedades sustentáveis,
procurando despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte
do ambiente e não o centro de tudo.
Podemos criar atividades de Educação Ambiental tanto no ambiente
da escola (educação formal), como também usar outros meios de
comunicação (educação informal). Independentemente do veículo ou
caminho usado, cada vez mais o repasse de informações deve gerar um
sistema dinâmico e abrangente, responsável pela educação do indivíduo e
conseqüentemente da sociedade.
Uma das modalidades mais eficientes é resgatar o contato da
criança com a terra e seus proventos, usando espaços naturais das áreas
verdes como vetores deste processo. Trabalhar em uma pequena horta,
por exemplo, pode integrar ao cotidiano das crianças as rotinas de
plantio, cuidado com as plantas, controle natural de pragas entre outros
temas. Ao lidar com os animais associados às plantas, é possível
ampliar a gama de conhecimento sobre os animais, seus comportamentos,
formas e cores. Ao integrar esses conhecimentos, pode-se estimular o
respeito e gerar um caráter integrador da criança para com a visão
ambiental.
Em um mundo cada vez mais urbanizado, a população está
envolvida com as novas tecnologias e distante do mundo natural. Perde-se
dessa maneira a relação natural que tínhamos com a terra, a fauna, a
flora, além do contato com culturas diferentes da nossa. Os cenários
urbanos, como os ambientes de Shopping Center, passam a ser
normais na vida dos jovens e os valores relacionados com a natureza têm
poucos pontos de referência na sociedade moderna.
A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de
educação, que se propõe atingir diferentes tipos de cidadãos, por meio
de um processo educativo permanente e que procura disseminar uma visão
crítica sobre a temática ambiental.
O relacionamento da humanidade com a natureza, que teve início
com um mínimo de interferência nos ecossistemas, tem hoje culminado
numa forte pressão exercida sobre os recursos naturais. Atualmente, são
comuns a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a
devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo
destruição dos habitats além de muitas outras formas de agressão ao
meio ambiente.
Dentro desse contexto, é clara a necessidade de mudar o
comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover
sob um modelo de desenvolvimento sustentável (processo que assegura uma
gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os
interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo atender as
necessidades das gerações atuais), a compatibilização de práticas
econômicas e conservacionistas, com reflexos positivos evidentes junto à
qualidade de vida de todos.
A educação ambiental enfatiza as regularidades, e busca manter o
respeito pelos diferentes ecossistemas e culturas humanas da Terra.
Foca também no dever de reconhecer as similaridades globais, enquanto se
interagem efetivamente com as especificidades locais, é resumido no
seguinte lema: Pensar globalmente, agir localmente.
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Fonte: Rede Ambiente -http://www.canalazultv.com.br
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