quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A HISTÓRIA DA TERRA


Nos últimos 200 Anos, os cientistas estudaram cuidadosamente as rochas da Terra e recuperaram restos de animais e plantas do passado a fim de reconstituir a história do nosso planeta. A Terra passou a existir há cerca de 4,56 bilhões de anos, como um corpo rochoso e quente em nosso Sistema Solar. A vida primitiva apareceu pela primeira vez nos oceanos há cerca de 4 bilhões de anos e vem se espalhando e se diversificando desde então, mas esse caminho evolucionário nunca foi tranquilo. Os ambientes da Terra sempre estiveram sujeitos a mudanças, uma vez que atividades vulcânicas, impactos de meteoritos e mudanças climáticas têm produzido efeitos frequentemente ameaçadores para as formas de vida existentes e, por vezes, catastróficos. O desenvolvimento do nosso planeta acabou por ser notavelmente agitado - e, considerando-se as evidências históricas, continuará a sê-lo.


O PASSADO DA TERRA

Os geólogos usam informações de várias fontes para ajudá-los a reconstruir a longa história da Terra e compreender como ela se encaixa no ainda mais longo processo de evolução do universo. Valiosas informações sobre o início da história da Terra podem ser adquiridas a partir de fontes extraterrestres - tais como meteoritos e outros corpos do Sistema Solar. A análise de rochas, minerais e fósseis encntrados na superfície nos informa diretamente sobre a crosta e fornece pistas para a natureza das camadas mais profundas. Essa análise também oferece informações sobre as mudanças climáticas e atmosféricas, os eventos geológicos (como os movimentos das placas da crosta da Terra) e a evolução da vida no planeta.


TEMPO GEOLÓGICO

O Universo foi formado há 13-14 bilhões de anos e a história da Terra se estende pelos últimos 4,56 bilhões de anos. Para dar sentido à imensidão da história terrestre, os geólogos a subdividiram num esquema hierárquico. As maiores divisões são os éons, com duranção de muitas centenas de milhões de anos, incluindo o éon Fanerozoico, que se estende de 543 milhões de anos atrás até os dias atuais. Dentro do Fanerozoico há três eras, baseadas na história da vida. As eras são divididas em pequenos segmentos chamados períodos, que, por sua vez, são divididos em épocas. As decisões sobre onde devem ser os limites entre os principais períodos de tempo estão ainda em discussão. As provas fósseis têm um papel importante no posicionamento desses limites. No entanto, a correlação internacional entre os estratos de rocha pode ser muito difícil, pois os sedimentos originais podem ter sido depositados em diferentes ambientes e condições climáticas e, portanto, conter fósseis diferentes.


ESCUDO AFRICANO

As areias ricas em diamantes nos campos de diamantes da Namíbia cobrem o escudo pré-cambriano do sul da África, um dos continentes mais antigos do mundo.


A DIVISÃO DO TEMPO GEOLÓGICO

Há apenas 250 anos, acreditava-se que a Terra tinha somente alguns milhares de anos, até que nos anos 1950 determinou-se uma idade quase exata de 4,55 bilhões de anos. Uma década depois, determinou-se que o universo tem 13-14 bilhões de anos.


O REGISTRO DAS ROCHAS

Algumas rochas são formadas em camadas sucessivas (ou estratos), por meio da deposição de materiais em processos naturais, com as camadas relativamente jovens sobrepondo-se às mais antigas. Os geólogos equipararam  (ou correlacionaram) estratos de todo o mundo usando diferentes fósseis e tipos de rocha para produzir o que é conhecido como uma coluna estratigráfica, que se estende ao longo de toda a história da Terra. Entretanto, o processo é complicado por muitas falhas no registro resultantes da movimentação de placas e da falta de deposição.

 Camadas de Rocha
A relação angular de estratos em Siccar Point, na Escócia, representa uma ruptura no registro.


GRAND CANYON


As rochas à mostra no Grand Canyon, EUA, foram depositadas durante um período
de quase 1,5 bilhão de anos. As mais antigas têm 1,7 bilhão de anos.
__________________________________________________


(Fonte: Isto É - Enciclopédia Ilustrada da Terra)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário