sábado, 15 de setembro de 2012

Como retirar a parte dos resíduos de agrotóxicos de seus alimentos



Um estudo divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisou 18 frutas, verduras e legumes produzidos no Brasil e constatou que apenas a batata não estava contaminada por agrotóxicos. As amostras continham concentrações de químicos acima do limite aceitável ou vestígios de pesticidas indicados para outros tipos de cultivo. 

É difícil identificar a presença dos agrotóxicos nos alimentos a olho nu e não há como eliminá-los por completo da comida. A melhor maneira de não consumi-los é optar por alimentos orgânicos, cultivados sem pesticidas e outros elementos químicos, mas a alternativa não cabe no bolso de todas as pessoas. Então, a saída é tomar alguns cuidados para limpar os hortifrutis o melhor possível.

Sempre descasque as frutas, em especial pêssegos, peras e maçãs, já que alguns agrotóxicos ficam depositados nas cascas. É fundamental lavar o alimento em água corrente e depois deixar de molho, por cerca de 20 minutos, em uma solução de vinagre com água (4 colheres de sopa para cada litro), ou em bicarbonato de sódio diluído em água. Isso pode reduzir de 10% a 20% dos agrotóxicos de contato. No caso das verduras, é aconselhável descartar as folhas externas, que costumam concentrar mais produtos químicos.

O período de colheita dos alimentos pode interferir na quantidade de agrotóxicos que eles contêm. Produtos fora de temporada recebem cargas maiores de químicos, para que suas árvores consigam dar frutos. Portanto, prefira frutas, verduras e legumes da estação.
 ____________
Fonte: http://blog.grupocaixaseguros.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário