quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Rio Amazonas é reconhecido como uma das maravilhas naturais do mundo

 O rio nasce no Peru e deságua no Brasil. | Foto: Rodrigo_Soldon
________________________
 

O rio Amazonas foi reconhecido como uma das Sete Maravilhas do Mundo pelo governo regional de Loreto, no Peru, na segunda-feira, 13 de agosto. Os moradores das sete cidades localizadas na região por onde o rio passa puderam assistir a solenidade através de telões.
O rio, que nasce no Apurímac, na Cordilheira dos Andes, no Sul do Peru, e deságua no Tocantins, no Norte do Brasil, é o segundo maior em extensão do mundo, atrás apenas do rio Nilo. A Bacia do rio Amazonas tem mais de sete milhões de quilômetros quadrados de área.
O governador de Loreto, no Peru, Yvan Vasquez Valera, afirmou que o objetivo é que todos da região participem da solenidade. "As atividades serão realizadas em todas as cidades da província. Cada capital, ao mesmo tempo, irá desenvolver vários eventos, mobilizar os estudantes e a população em geral", destacou à Agência Brasil.
Na capital de Loreto, Iquitos, haverá um city tour nas principais áreas turísticas. Na prefeitura do local será descerrada uma placa de bronze com a certificação oficial do Rio Amazonas como uma das maravilhas naturais do mundo. Para as autoridades peruanas, o reconhecimento representa o respeito pela riqueza em biodiversidade que abriga a Amazônia.
O prêmio é compartilhado com a Bolívia, o Brasil, Equador, Suriname, a Colômbia, Venezuela, Guiana e Guiana Francesa, países nos quais o Rio Amazonas está presente.
A seleção das sete maravilhas naturais do mundo (New 7 Wonders of Nature)  é realizada anualmente, por meio de uma votação global. A iniciativa começou em 2009 com o canadense-suíço Bernard Weber.

_______________
Fonte: O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2012/agosto/rio-amazonas-e-reconhecido-como-uma-das-maravilhas#ixzz26sxLVzOV
Condições de uso do conteúdo
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Nenhum comentário:

Postar um comentário