sábado, 15 de setembro de 2012

Brasil reduz conta da luz para fortalecer a economia


Com o objetivo de fortalecer a economia e aliviar os consumidores, o governo brasileiro anunciou, esta terça-feira, uma descida média de 16,2% na conta da luz para os privados e entre 19% a 28% para as empresas em 2013. De acordo com a presidente do país, Dilma Rousseff, esta é "uma medida histórica".
 
A partir do próximo ano, a energia elétrica vai ficar mais barata, resultando a redução das tarifas de uma diminuição da carga tributária imposta ao sector energético e da prorrogação antecipada de concessões de operadoras de energia, escreve o jornal Correio do Brasil.
 
Segundo Dilma Rousseff, a diminuição da fatura poderá vir a ser ainda maior consoante o resultado dos estudos que estão atualmente a ser efetuados pela Agência Nacional de Energia Elétrica brasileira acerca do vencimento de novas concessões, que estarão terminados no próximo ano.
 
Além disso, acrescentou a presidente, o governo brasileiro promete ser mais rigído no futuro, punindo as empresas do sector que tenham um mau desempenho na prestação de serviços aos clientes.
 
Rousseff sublinhou que a medida, a aplicar a partir do ano que vem, faz parte da visão estratégica dos governantes para "garantir a continuidade do crescimento com inclusão social" e "aumentar a competitividade do país".
 
Nesta estratégia integram-se também iniciativas como as ações contra a valorização artificial do câmbio, o estabelecimento de parcerias público-privadas, a queda dos impostos e a diminuição da taxa de juros básica em mais de cinco pontos percentuais, enumerou.
 
_____________
Fonte: Boas Notícias, em 14/setembro/2012 - http://boasnoticias.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário