domingo, 2 de setembro de 2012

7 DICAS PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL


Construir uma casa sustentável com tecnologias modernas, infelizmente, ainda não faz parte da realidade de boa parte dos brasileiros. Entretanto, com pequenas atitudes e escolhas bem pensadas é possível aplicar técnicas simples e sustentáveis. 

Em uma construção sustentável o conceito ecológico deve levar em consideração o menor custo possível dos recursos naturais e sempre optar pelos materiais de boa resistência e longa duração. Se os produtos forem reaproveitados de outra construção é ainda melhor. Se puder, use madeiras reaproveitadas e tintas à base de água.

Confira as dicas verdes dos profissionais selecionadas pela Revista Vida Simples:

_________________________________________
 
1. Compre os materiais que precisa em locais próximos
Não adianta economizar no material e gastar no combustível. Prefira comprar os materiais da construção perto de sua residência evitando gasto desnecessário com transporte.

2. Reutilize materiais antigos
Quando for reformar sua casa use materiais de demolição que são retirados de casas antigas, como madeiras, pisos de tábua corrida, tijolos maciços, telhas, portas e janelas. A madeira de uma cômoda velha, por exemplo, pode ser aproveitada para construção de novos materiais ou pode ainda ser reformada.

3. Sem cortinas
Busque sempre deixar o espaço iluminado com a luz natural. Para isso prefira as janelas e portas que têm a opção de serem duplas, ou seja, veneziana na parte externa e vidro na interna, pois desta forma não precisará usar cortinas. Outra dica para deixar a casa mais clara é colocar ladrilhos de vidro nas paredes e claraboias no teto.

4. Área verde
Outra dica é manter plantas e flores dentro de casa para refrescar o ambiente. Com elas, o uso de ventilador e ar condicionado pode ser reduzido. Se tiver espaço para ter um jardim, coloque um piso que drene bem a água da chuva para reaproveitar na rega do local ou faça um projeto simples de calhas para captar a água.

5. Horta orgânica
Faça sua própria horta, em vasos, para cultivar seus temperos. Feitos em casa, os alimentos são mais saudáveis e saborosos, pois não possuem agrotóxicos.  

6. Tintas ecológicas
Opte pelas tintas à base de água que são consideradas ecológicas. Elas não têm cheiro e contribuem para a melhor respiração e transpiração das paredes, uma vez que as comuns possuem componentes tóxicos que podem causar alergias às pessoas e animais.

7. Mudança de atitudes
Talvez o principal item desta lista seja a disposição em aplicar tais conceitos. Para isso é preciso uma mudança de atitudes dos moradores, como implantar a coleta seletiva, economizar energia elétrica, demorar menos tempo no banho e reduzir o desperdício de água ao executar tarefas domésticas. Enfim, pequenas atitudes é que fazem a diferença. Com informações da Revista Vida Simples.

____________________
Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário