quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ESPINAFRE, O REI DA ENERGIA SOLAR

Cientistas criaram uma forma de combinar a proteína da fotossíntese que converte luz em energia do espinafre com silício, material usado com freqüência em placas solares.

Universidade Vanderbilt

São Paulo - Espinafre não combina apenas com o Marinheiro Popeye. Cientistas da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, provaram isso ao turbinar a produção de energia solar com esse tipo de hortaliça.

A equipe criou uma forma de combinar a proteína da fotossíntese que converte luz em energia do espinafre com silício, material usado com frequências em placas de energia solar.

Segundo a pesquisa, a combinação produz uma corrente elétrica considerada quase 1000 vezes maior do que se a proteína fosse usada com outros tipos de metal. Além disso, a voltagem obtida também foi maior.
Agora, os cientistas querem construir uma placa solar funcional com esses componentes. O painel deve ter 60 centímetros de tamanho, o suficiente para acender pequenos aparatos elétricos, como lâmpadas.

O projeto inovador já foi premiado pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA e em uma feira nacional de design sustentável.

______________________________
Fonte: Exame.com, em 09/setembro/2012
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário