quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Essências Florais - Dádivas da Natureza



Ajudam a cuidar e elevam a qualidade de nossas vidas. Preparadas em meio ambientes onde as forças da natureza se encontram puras e cheias de vitalidade. Pesquisadas de forma consistente por pessoas que desenvolveram claro contato com as diferentes expressões da natureza e as traduzem em essências florais, ambientais e minerais. 


SOBRE OS FLORAIS

O que é uma Essência Floral?

As essências florais são preparadas a partir de flores silvestres coletadas no auge da florada da planta, nas primeiras horas da manhã quando ela ainda está cheia de orvalho, em locais na natureza onde as forças elementais se encontram intactas e, por isso mesmo, potentes/poderosas.



Quando você utiliza uma essência floral, ela mobiliza em você a consciência dos dons e potenciais que necessitam  ser desbloqueados, despertos ou fortalecidos.
Atuam nos campos vitais, no corpo etérico, emocional, mental e na conexão com nosso Eu Espiritual.
Os florais são catalisadores do processo de evolução pessoal, e nos levam a identificar e transformar emoções e tendências negativas ou destrutivas, fazendo-nos acessar novas possibilidades internas que geram saúde, bem estar e acabam por nos abrir novos caminhos.

 _________________________

ESTÁGIOS DO PREPARO DE UMA ESSÊNCIA FLORAL

 Campo florido da Arnica - foto R. Katz

Preparados na natureza, em seu habitat natural
Em dia de sol pleno, nas primeiras horas da manhã, quando folhas e flores ainda estão orvalhadas, o produtor vai ao encontro de plantas silvestres, que estão na plenitude de sua florada em seu habitat natural. Ali mesmo, com água de fonte muitas vezes encontrada nas proximidades, prepara a “essência floral mãe”, ou “essência mãe”.
A maior parte dos florais é preparada em ambientes selvagens, e existem também jardins orgânicos em plena vitalidade, onde  florais de plantas cultivadas são ocasionalmente preparados.


Preparo do floral da Arnice - foto R. Katz

Preparo da Essência Mãe
Numa vasilha de vidro ou cristal, cheia de água mineral, o produtor deposita flores em quantidade suficiente para cobrir a superfície da água. Por algumas horas, sob a luz plena do sol, as flores irão transferir informações vivas e absolutamente singulares para a água que guarda esta memória.
Passadas algumas horas, as flores são devolvidas à Terra, e brandy (destilado de uva) é acrescentado à água na mesma porcentagem, com a finalidade de preservar essa água, obtendo-se a Essência Mãe. (Neste caso, a essência floral da Arnica)


                                                  Conservação da Essência Mãe 
A Essência Mãe é conservada pelo o produtor do floral em vidros âmbar, protegidos da luz e do calor excessivo. Um cuidado especial é devotado à preservação das Essências Mãe, pois cada uma é a matriz, a partir da qual muitas essências estoque (floral concentrado) são preparadas.


Arnica preparada em solução estoque - foto Richard Katz

Primeira diluição: preparo da Solução Estoque (floral concentrado)
A solução estoque (floral concentrado), é obtida a partir da diluição de 2 gotas da essência mãe em mais água e brandy.
Em geral são diluídas nas instalações dos próprios produtores, e depois distribuídas pelo mundo.
As essências florais ainda na solução estoque (concentradas), são adquiridas diretamente dos produtores, chegando a você por intermédio de distribuidores / representantes, quando originalmente preparadas em outros países.
A partir de um vidro de solução estoque (floral concentrado), muitos vidros de floral em diluição de uso são preparados.

  
A utilização da solução estoque (floral concentrado)
Tanto as farmácias de manipulação, como os terapeutas florais, utilizam essências florais em diluição estoque (floral concentrado) para prepararem a solução de uso para seus clientes.
Algumas das essências mais usadas, podem ser adquiridas como solução estoque (floral concentrado) para uso pessoal, permitindo o preparo de múltiplos vidros de solução de uso.



Duração da Solução Estoque
Um vidro de Solução Estoque (floral concentrado) tem geralmente um prazo de validade de dez anos a partir da data do preparo, de forma que muitos vidros da solução de uso podem vir a ser preparados ao longo do tempo, já que apenas duas gotas do floral escolhido são necessárias para o preparo de um vidro de Solução de Uso.


Segunda diluição: preparo da solução de uso, ou do floral que vai ser usado
2 gotas da solução estoque (floral concentrado) fazem um frasco da solução de uso.
Para preparar um vidro de 30ml de solução de uso de essências florais, usamos 70% de água e 30% de brandy, e nele pingamos 2 gotas de cada um dos florais selecionados.


__________________
Fonte: Essências Florais - http://www.essenciasflorais.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário