quarta-feira, 19 de setembro de 2012

SUSTENTABILIDADE



Sustentabilidade: nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra. Mas, afinal, o que é sustentabilidade?
Segundo o Relatório Brundtland (1987), sustentabilidade é "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas". 

Mas você ainda pode pensar: “o que isso significa na prática?”

Na prática, o conceito de sustentabilidade representa promover a exploração dos recursos planetários com mínimo impacto ao meio ambiente. Pode parecer um conceito difícil de ser implantado e/ou economicamente inviável. Entretanto, mesmo em atividades altamente impactantes ao ambiente, como mineração, extração vegetal ou agricultura em larga escala, é possível a aplicação de práticas sustentáveis. Em vários desses empreendimentos, as ações de sustentabilidade revelaram-se economicamente viáveis e, em muitos casos, lucrativas.

Assim, práticas empresariais que atendem aos parâmetros de sustentabilidade têm se multiplicado em vários ambientes comprometidos, contribuído para a melhoria da qualidade de vida. Tais projetos contam com a participação ativa da comunidade, levando também à inclusão social.

Iniciativas e projetos sustentáveis garantirão a continuidade dos recursos naturais e o bem-estar econômico e social da comunidade envolvida e de seus descendentes.

Bibliografia
http://revistaseed.ning.com/profiles/blogs/o-que-e-sustentabilidade

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade

http://pt.wikipedia.org/wiki/Relat%C3%B3rio_Brundtland

http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/node/91

http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/


_____________
Fonte: Rede Ambiente - http://www.canalazultv.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário