quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PRECICLAGEM


Recentemente foi introduzido o conceito de Preciclagem que corresponde à preocupação dos consumidores em diminuir a produção de resíduos logo no ato da compra, optando pelos produtos de material biodegradável ou reciclável.

Reciclamos produtos depois de os utilizarmos, mas podemos preciclar ao comprá-los. Esta pode ser a forma mais fácil de contribuirmos para a preservação do meio ambiente. Se, quando formos às compras, fizermos as opções corretas, preciclando, evitaremos que um excesso de materiais nocivos ameaçem o meio ambiente e a preservação de recursos naturais.

O primeiro gesto passa por evitar o excesso de embalagens, o que equivalerá a recusar todos aqueles papéis, fios e saquinhos com que os comerciantes simpaticamente nos brindam.

Nas grandes compras semanais a melhor solução será a de regressar ao uso do cesto ou saco de pano (vai descobrir que são bem mais funcionais do que suspeitava). Fora disso, e sempre que tiver a possibilidade de escolher, opte pelas embalagens de papel em detrimento das plásticas, já que, por enquanto, a reciclagem deste último material é ainda pouco praticável.

No domínio das bebidas dê preferência aos produtos embalados em materiais com retorno; a reutilização do vidro contribui para a redução dos efeitos provocados pela extração de areias necessárias ao seu fabrico. Para cada tonelada de vidro velho poupam-se 400 kg de areia e reduz-se substancialmente a quantidade de energia e água necessária ao fabrico de vidro novo.

No caso da limpeza doméstica existem já algumas alternativas menos agressivas para o ambiente, embora longe do desejável. Nos detergentes para lavagem de roupa dê preferência aos isentos de fosfatos; nos detergentes para a louça opte pelos biodegradáveis.

Na compra de eletrodomésticos dê atenção às indicações referentes aos consumos de água e energia. Afinal, preciclar é fácil e deve fazer parte do nosso dia-a-dia, ajudando a preservar o meio ambiente.

Fonte: http://ecopagina.home.sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário