terça-feira, 25 de setembro de 2012

HISTÓRIA DA TERRA

Após o Big Bang
 
No seu primeiro bilionésimo de segundo, o universo quente
e em estado de expansão era uma "sopa" de um grande número 
de tipos de partículas que variavam enormemente em suas propriedades.


Ligação de Quarks
 
Os quarks começaram a se combinar para formar
prótons e nêutrons. Um quark  "down" e dois quarks
"up"  formaram um próton, um quark "up" e dois 
quarks "down" formaram um nêutron.
 
 
 Nucleossíntese do Big Bang
 
 Entre 1 e 180 segundos após o Big Bang,
as colisões de prótons e nêutrons formaram o
núcleo atômico de alguns elementos leves,
principalmente o hélio.
 
 
 
 
 Primeiros Átomos
 Após cerca de 300 mil anos, prótons e núcleos
de hélio (composto de prótons e nêutrons)
começaram a capturar elétrons, formando
átomos de hidrogênio e hélio.
 
 
ANTES DA TERRA
 
Para entender as origens da Terra, é necessário voltar à origem do próprio universo, cerca de 13-14 bilhões de anos atrás, no evento descrito pela teoria do Big Bang, quando matéria, tempo, energia e espaço vieram todos à existência. O universo primitivo era pequeno, quente e denso. Desde então, ele vem se expandindo e se resfriando. Em um nanossegundo (um bilionésio de segundo), chegou a centenas de milhões de quilômetros de diâmetro, com uma temperatura de dezenas de trilhões de graus Kelvin (graus acima de -273ºC ou zero absoluto).
 
 
MATÉRIA-PRIMA
 
Nessa fase, o universo era uma "sopa" fervente de partículas criadas a partir da energia, ao lado de um grande número de fótons (pequenos pacotes de energia radiante). A maioria dessas partículas era composta de elétrons e quarks, mas também havia varios outros tipos que hoje não existem mais. Apesar de conter abundância de elétrons, o universo primitivo não conservou nenhuma das outras principais matérias-primas de átomos: prótons e nêutrons. depois de apenas um microssegundo (um milionésimo de segundo), porém, ele esfriara o suficiente para grandes quantidades de prótons e nêutrons se formarem como dois diferentes tipos combinados de quarks.
 
A maioria dos prótons estava destinada a ser os núcleos dos átomos de hidrogênio, mas, cerca de um segundo apos o Big Bang, as colisões entre prótons e nêutrons começaram a formar os núcleos de alguns outros elementos leves - o hélio e pequenas quantidades de lítio e berílio. Esse processo, denominado nucleossintese do Big Bang, foi concluído em três minutos e formou os núcleos de 98% dos átomos de hélio presentes hoje no universo. Além disso, ele consumiu todos os nêutrons.
 
 
Rastro das partículas
Hoje, os cientistas tentam simular o que aconteceu no Big Bang usando aceleradores de partículas para fazer colidir partículas subatômicas. Os rastros resultantes podem entõ ser estudados.  
 
 
PRIMEIROS ÁTOMOS
 
Nos 100 mil anos seguintes, o universo continuou a se expandir e a resfriar-se, mas ainda estava demasiadamente energético para formar os átomos. Se os elétrons e os núcleos atômicos se uniram por um instante, foram rapidamente separados por fótons, aque se prenderam automaticamente num processo de colisão contínua com as partículas. Eventualmente, apos 300 mil anos, quando a temperatura caiu para cerca de 3 mil graus Kelvin, os prótons e outros núcleos atômicos começaram a capturar elétrons de forma permanente, formando os primeiros átomos, que eram principalmente de hidrogênio e de hélio. Ao mesmo tempo, os fótons foram liberados e se espalharam livremente em todas as direções. Nessa fase, o universo se tornou transparente, conforme a "névoa" inicial de energia e partículas clareou.
 
 
VESTÍGIOS DO PASSADO   
Uma peça decisiva das provas que sustentam a teoria do Big Bang é a existência de Radiação Cósmica de Fundo (Cosmic Microwave Background Radiation, CMBR). Essa é uma fraca radiaão de calor que emana uniformemente de todos os pontos do universo. A única explicação plausível é que ela se originou nas condições da bola de fogo quente do início do universo, tal como descrito pela teoria do Big Bang.
 
 
 -----------------------------------------------------------------

(Fonte: Isto É - Enciclopédia Ilustrada da Terra)


Nenhum comentário:

Postar um comentário