quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Dono da Azul quer gás natural em avião, e US$ 1 bi para isso

David Neeleman, fundador da Azul no Brasil e da JetBlue nos Estados Unidos, quer arrecadar US$ 1 bilhão para premiar quem transformar a ideia em projeto viável


Marie Hippenmeyer / Divulgação
 David Neeleman, presidente da Azul: com gás natural líquido 
a 40 dólares o barril, cenário para o setor seria outro


São Paulo - Para o fundador da Azul, David Neeleman, transformar o gás natural em combustível para a aviação mudaria radicalmente o negócio para as companhias. E quem bolasse uma solução viável para a façanha deveria ganhar um prêmio de 1 bilhão de dólares - quantia que ele espera arrecadar em um fundo, com a ajuda de outras companhias aéreas.

Neeleman teria anunciado a proposta em uma conferência do setor aéreo na segunda-feira, em Dallas. Segundo a Business Week, a ideia de utilizar gás natural em voos não está exatamente em fase inicial. A Shell construiu uma planta de 18 bilhões de dólares no Qatar para converter o gás em combustível líquido, a um preço de 80 dólares por barril.

De acordo Neeleman, que também fundou a JetBlue nos Estados Unidos, a alternativa seria mais rentável que o uso de biocombustíveis se esse valor fosse reduzido pela metade. "Se você começa um negócio em que 40% do seu custo é combustível, há apenas um pequeno pedaço que você pode controlar", afirmou. "Quando criei a JetBlue era tudo tão fácil. Era como tirar doce de criança. O combustível mudou toda a dinâmica".

Derivado do petróleo e, portanto, sujeito às oscilações da commodity, o combustível foi apontado como um dos grandes vilões dos balanços das empresas brasileiras no último trimestre, quando GOL e TAM registraram prejuízos de 715 milhões e 928 milhões de reais, respectivamente.

_______________________________
em 19/setembro/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário