sábado, 15 de setembro de 2012

Rio planta 34 milhões de árvores para compensar emissão de carbono

Plantio de árvores até 2016 visa compensar a emissão de gases 
de efeito estufa emitidos durante a Copa e Olimpíadas

O governo do Rio de Janeiro vai plantar 34 milhões de árvores até 2016, como medida para compensar as emissões de gases do efeito estufa na Copa do Mundo (2014) e Jogos Olímpicos (2016). Cinco mil “empregos verdes” serão criados. “Os recursos de aproximadamente R$ 500 milhões são decorrentes de obrigações das empresas que farão o plantio, quer por compensação ambiental, quer por condicionantes de licenças ambientais”, explicou o secretário Carlos Minc. Quando o Rio foi escolhido sede dos Jogos Pan-americanos de 2007, a prefeitura do Rio prometeu plantar 100 mil mudas, na gestão de Cesar Maia. Não cumpriu. Em 2009, quando o Rio foi escolhido sede da Olimpíada, a então secretária do Ambiente Marilene Ramos também anunciou o plantio de 24 milhões de muda, como forma de compensação.

De acordo com a secretaria, 15 milhões de mudas já estariam sendo plantadas. Minc citou, como exemplo, o reflorestamento com sete milhões de mudas por parte da Petrobrás, como medida compensatória pela construção do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), no Município de Itaboraí.

“Com o plantio dessas 34 milhões de mudas, vamos recuperar a Mata Atlântica, as nascentes e os corredores de biodiversidade para a fauna que está ficando sem espaço para viver e, portanto, ameaçada de extinção”, afirmou o secretário.

De acordo com Minc, será possível acompanhar o reflorestamento, por meio de um “contador de árvores”, painel que será instalado no Jardim Botânico.” O contador foi lançado em 2007, mas estava desativado, e será inaugurado em outubro para que a população possa acompanhar todo esse trabalho. 
 _____________
Fonte: Myhabitat.me, em 14/setembro/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário