quinta-feira, 20 de setembro de 2012

BIODIVERSIDADE



O termo biodiversidade descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial por nós consumida.
Devemos considerar a biodiversidade em dois níveis diferentes para entendermos seu significado - todas as formas de vida e suas inter-relações, ou ecossistemas.
O Brasil é considerado o país da "megadiversidade" - aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão aqui. Porém a poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola, a expansão urbana e industrial etc., estão levando muitas espécies vegetais e animais à extinção.
A cada ano, em torno de 17 milhões de hectares de floresta tropical são desmatados. As estimativas sugerem que, se isso continuar, entre 5% e 10% das espécies que habitam as florestas tropicais serão extintas dentro dos próximos 30 anos.
A sociedade moderna desperdiça seus recursos naturais em todo o mundo. No Brasil, a extração de resina do Pau-Brasil, primeira atividade econômica dos colonizadores portugueses, levou à beira da extinção a árvore responsável pelo nome do nosso país. Sua madeira valiosíssima é considerada incorruptível, por não apodrecer e não ser atacada por insetos. Seu uso, dado a escassez e a proteção, restringe-se a fabricação de arcos de violinos, canetas e jóias.  Em Sumatra e em Java, o uso medicinal de chifres de rinocerontes levou esta espécie até o limiar da extinção; na Suécia, a poluição e a acidez das águas impediu a sobrevivência de peixes e plantas em quatro  mil lagos. Estes São apenas alguns dos milhares de exemplos de destruição de ecossistemas.
É com o intuito de preservar ou reverter essas ameaças que diversas instituições privadas e governamentais, preocupadas com o desenvolvimento sustentável, mantêm e subsidiam organizações, criam convenções, discutem e agem de modo a preservar o planeta em que vivemos.
 
Bibliografia
http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/biodiversidade/

http://portalamazonia.globo.com/pscript/amazoniadeaaz/artigoAZ.php?idAz=15

_________________
Fonte: Rede Ambiente: http://www.canalazultv.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário