domingo, 19 de agosto de 2012

CLIMA - FURACÃO

Furacão Gordon 

atinge leste do arquipélago de Açores


De acordo com os meteorologistas norte-americanos, Gordon permanecia um furacão de categoria 2 na escala Saffir-Simpson, que vai de 1 a 5, com ventos máximos sustentados de 150 quilômetros por hora.

 Don Emmert/AFP
  Irene, o mais potente dos últimos furacões, deixou um rastro de danos


São Paulo - O furacão Gordon percorre o Atlântico neste domingo em direção às Ilhas dos Açores, região onde existe um alerta de furação, informa o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. Às 15h (hora de Brasília), o olho do furacão situava-se 360 quilômetros a sudoeste da ilha de São Miguel, nos Açores.

De acordo com os meteorologistas norte-americanos, Gordon permanecia um furacão de categoria 2 na escala Saffir-Simpson, que vai de 1 a 5, com ventos máximos sustentados de 150 quilômetros por hora e com rajadas mais rápidas.

Gordon ganhou força de furacão no sábado, quando as chuvas da tempestade tropical Helene se enfraqueceram nas proximidades do Golfo do México sem relatos de danos significativos à costa.
O furacão Gordon movia-se na direção lés-nordeste a uma velocidade de 37 quilômetros por hora. A previsão dos meteorologistas norte-americanos é de que Gordon se aproxime do leste de Açores nas primeiras horas da segunda-feira.

Apesar da previsão de aproximação, os meteorologistas disseram que era esperado que o Gordon começasse a perder força ainda hoje. O governo de Portugal interrompeu o alerta de furação para as ilhas centrais dos Açores.

No México, as autoridades locais estavam preocupadas com a possibilidade de as chuvas da tempestade Helene se tornarem uma ameaça para áreas onde milhares de pessoas estão se recuperando de uma inundação na semana passada, provocada pelo furacão Ernesto. As informações são da Associated Press.


Fonte: http://exame.abril.com.br, em 19/agosto/2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário