ESPIRITISMO E ECOLOGIA
(André Trigueiro)
Espiritismo
e Ecologia surgiram no mesmo período histórico, em países fronteiriços –
França e Alemanha – a partir do trabalho meticuloso de dois homens de
ciência que provavelmente não se conheceram, mas que tinham algumas
afinidades importantes.
Hippolyte
Léon Denizard Rivail (Allan Kardec) e Ernst Haeckel simpatizavam com o
Evolucionismo de Darwin e, por essas e outras razões, não eram vistos
com simpatia pela Igreja Católica, que defendia o criacionismo com a
base fundamental do conhecimento. Mais que isso: tanto o Espiritismo
quanto a Ecologia oferecem preciosas ferramentas de percepção de uma
realidade sistêmica, que nos revela um universo interligado,
interdependente, onde todos os seus elementos constitutivos interagem o
tempo inteiro. É curioso constatar que alguns textos referenciais da
doutrina espírita poderiam ser confundidos com verdadeiros postulados
ecológicos. “De sorte que as nebulosas reagem sobre as nebulosas, os
sistemas reagem sobre os sistemas, com os planetas reagem sobre os
planetas, como os elementos de cada planeta reagem uns sobre os outros, e
assim sucessivamente, até o átomo” (Cap. XVIII, item 08) é um conceito
apresentado em “A Gênese” tão afinado com os princípios ecológicos
quanto o que diz que “tudo no universo se liga, tudo se encadeia, tudo
se acha submetido à grande e harmoniosa lei de unidade (“XIV,item 12).
Espíritas
e ecologistas também denunciam um senso de urgência em relação ao que
precisamos realizar sem demora em favor da vida. Enquanto os ecologistas
alertam para o risco de um esgotamento da capacidade de o planeta
prover a humanidade das atuais demandas insustentáveis de matéria-prima e
energia, os espíritas recomendam que aproveitemos ao máximo a atual
encarnação para ajustarmos a nossa vibração à do planeta, que ascende na
escala dos mundos. Ou seja, fazer as escolhas erradas agora pode nos
custar o impedimento de seguir reencarnando na Terra, já que para o novo
mundo de regeneração só virão aqueles com vibração compatível, mais
elevado ética e moralmente.
Espíritas
e ecologistas alertam para os riscos da poluição nos dois planos da
vida. Enquanto os ecologistas denunciam os impactos causados pela
poluição do ar, das águas e da terra, os espíritas desdobram esse olhar
para o campo sutil, e revelam a importância de mantermos bons
pensamentos e sentimentos para que a nossa psicosfera – campo
eletromagnético que nos envolve e que reflete nossa realidade evolutiva,
padrão psíquico, emoções e estado físico – seja a mais saudável
possível.
Sanear
a mente e o coração tem efeitos diretos e positivos sobre a nossa
psicosfera e a qualidade da vibração do planeta que nos acolhe.
Espíritas
e ecologistas denunciam com veemência as mazelas do consumismo.
Inúmeros relatórios produzidos pela ONU, organizações prestigiadas como a
Worldwatch Institute, universidades e instituições de pesquisa
espalhados pelo mundo demonstram que o consumo exagerado, perdulário e
compulsivo de aproximadamente 20% da população mundial tem agravado
progressivamente o cenário de destruição do meio ambiente.
Estima-se
que hoje a Humanidade esteja demandando em recursos naturais não
renováveis a cada ano 30% a mais do que o planeta seja capaz de
suportar. Se o consumo favorece a vida, o consumismo degrada, depreda e
destrói em uma velocidade impressionante os recursos naturais não
renováveis.
Publicado
em 1857, o Livro dos Espíritos – base da codificação – reserva um
capítulo inteiro para a chamada Lei de Conservação, no qual a
Espiritualidade Maior explica a diferença entre o que seja necessário e
supérfluo, e deixa bastante claro que “a Terra ofereceria ao homem
sempre o necessário se com o necessário soubesse o homem contentar-se”
(resposta à pergunta 705). O enorme apego à matéria – característico dos
habitantes dos mundos primitivos – expresso nos valores dominantes da
sociedade de consumo dos dias de hoje, revela o risco de desperdiçarmos
tempo e energia preciosos com aquilo que é perecível, efêmero e
descartável.
São
realmente muitas as afinidades entre a doutrina espírita e as ciências
ecológicas. Abrir espaço para pesquisas nesta direção significa oxigenar
o debate em favor da vida em um momento estratégico para nossa espécie.
Vivemos hoje uma crise ambiental sem precedentes na história da
Humanidade e somos diretamente responsáveis por essa situação. O uso
soberano do nosso livre-arbítrio nos trouxe até aqui.
Hoje, testemunhamos o risco do colapso, do ecocídio que torna o planeta cada vez mais hostil à nossa presença. A boa notícia é que dispomos de todos os meios necessários para reverter essa situação e transformar positivamente essa realidade. Quem procura melhorar-se ética e moralmente – e o Espiritismo elege como uma de suas prioridades a reforma íntima – deve agir em favor da vida, da harmonia e do equilíbrio. Ser sustentável é cuidar de si, dos outros e de nossa casa planetária. Já.
Hoje, testemunhamos o risco do colapso, do ecocídio que torna o planeta cada vez mais hostil à nossa presença. A boa notícia é que dispomos de todos os meios necessários para reverter essa situação e transformar positivamente essa realidade. Quem procura melhorar-se ética e moralmente – e o Espiritismo elege como uma de suas prioridades a reforma íntima – deve agir em favor da vida, da harmonia e do equilíbrio. Ser sustentável é cuidar de si, dos outros e de nossa casa planetária. Já.
Bibliografia:
TRIGUEIRO, André. Espiritismo e Ecologia. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 2010 (2ª edição).
KARDEC, Allan. A Gênese. Tradução de Guillon Ribeiro. Rio de Janeiro : Federação Espírita Brasileira, 1994. (26ª edição)
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Tradução Guillon Ribeiro. Rio de Janeiro : Federação Espírita Brasileira (31ª edição)
CAPRA; Fritjof. A Teia da Vida. São Paulo. Cultrix, 1996 ( 9ª edição)
SANTOS,
Jorge Andréa dos. Energias Espirituais nos Campos da Biologia. Rio de
Janeiro : Cia. Editora Fon-Fon e Seleta, 1971. (1ª edição)
SANT`ANNA, Hennani T. Universo e Vida. Pelo Espírito Áureo. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 1987. ( 2ª edição)
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