terça-feira, 11 de dezembro de 2012

10 jeitos de usar amônia

Essa substância alcalina está presente na fórmula de alguns produtos de limpeza, alisantes de cabelo e fertilizantes. Ela serve para deixar o forno limpinho, sem precisar esfregar, e até para aliviar a dor de picada de abelha! Por ter um cheiro forte e liberar gases tóxicos, é necessário usá-la tomando certos cuidados, como arejar o ambiente e proteger o nariz e a boca com máscara descartável
__________________________________________________________

1. SEM MANCHAS DE GORDURA Caiu molho no seu vestido predileto? Solução: misture duas partes de água com uma de amônia e passe na mancha (mas teste antes num pedacinho escondido do tecido para ver se ele suporta o produto, ok?). A alcalinidade da amônia dissolve os ácidos graxos do molho, fazendo a gordura desaparecer em segundos! Depois lave a peça normalmente.

2. VELHO TERNO NOVO!
Os cotovelos do paletó e os joelhos da calça estão com aquele brilho feio de excesso de uso. Para acabar com o problema, misture 1/2 litro de água e 1 colher (sopa) de amônia e passe a solução com uma espoja nas áreas brilhantes (faça um teste antes). A amônia dissolve a gordura impregnada nas fibras e abre os poros do tecido.

3. SACO DE LIXO INTACTO
Os cachorros da redondeza têm feito gato e sapato do seu lixo, furando os sacos e espalhando o conteúdo na calçada? Encha um borrifador com a mistura de 1 litro de água e 1 colher (chá) de amônia e pulverize nos sacos de lixo. Os bichos sentirão o cheiro de nitrogênio presente nos vapores da amônia e não chegarão perto!

4. FORNO LIMPINHO
Seu forno está pedindo socorro de tanta gordura grudada nas paredes. Ok, basta colocar amônia numa tigela rasa e mantê-la dentro dele por uma noite. No dia seguinte, passe uma esponja ou pano úmido e adeus, sujeira! Os vapores da substância penetram facilmente na gordura do forno, dissolvendo-a e facilitando a limpeza - não precisa nem esfregar.

5. TOALHAS FOFINHAS
Parentes vêm chegando para passar uns dias na sua casa e as toalhas para hóspedes estão ásperas e desgastadas. Sempre que quiser deixá-las como novas, coloque 1/2 xícara (chá) de amônia no ciclo de lavagem da máquina e depois seque como de costume. Os solventes contidos na amônia dissolvem o acúmulo de gordura que fica na toalha e ainda neutraliza qualquer cheirinho de mofo.

6. SEM CHEIRO DE FUMAÇA
Não tem nada mais gostoso do que curtir a lareira numa noite fria, mas no dia seguinte o cheiro de fumaça toma conta da casa. Elimine o odor assim: encha três tigelas rasas até a metade com amônia e coloque-as nas áreas mais enfumaçadas. Ela neutraliza o ácido-base das substâncias responsáveis pelo cheiro, deixando no ar um leve perfume.

7. FIM DA PICADA
Você foi picada por uma abelha e agora está com aquele carocinho dolorido... Para aliviar o incômodo imediatamente, embeba uma bola de algodão em amônia, passe sobre o local e lave com água após um minuto. Como o veneno desse inseto é ácido, ele será neutralizado pelo produto, que é alcalino. A dica também é válida para cães e gatos.

8. VIDROS CRISTALINOS
Vai usar suas peças de cristal num jantar especial? Tire as marquinhas que não saem com água, misturando 1 colher (chá) de amônia em 2 xícaras (chá) de água; depois passe nas peças usando um pano macio, enxágue e deixe secar. A amônia dissolve a oleosidade que vai se fixando nas peças e, assim, elas ficam brilhando!

9. PISO RELUZENTE
Se o acúmulo de cera tem deixado o piso da cozinha amarelado e com aspecto grudento, amônia nele! Misture 1/2 xícara (chá) do produto em 2 litros de água morna e aplique no chão. A amônia solubiliza a gordura existente nos resíduos de cera e forma sais que você retira facilmente esfregando um escovão limpo molhado. Uma moleza!

10. BRONZE NOVO!
Os candelabros de bronze estão opacos e manchados... É fácil renová-los: mergulhe as peças numa solução de 2 colheres (sopa) de amônia e 1 xícara (chá) de água por 10 minutos; em seguida, lustre com um pano seco, enxágue com água e seque. A amônia retira os depósitos de calcário da superfície sem danificar o metal - porém isso só vale para bronze sólido; não use em objetos banhados! Para preservar o brilho, passe azeite nas peças ao final da operação.

___________________________
Fonte: Mariana Viktor
Máxima - 08/2012
via Planeta Sustentável 

Nenhum comentário:

Postar um comentário