sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Reciclagem de bandeja de isopor



O isopor é um dos materiais recicláveis que está entre as novidades no artesanato. Como muitos alimentos são vendidos acondicionados em bandejas de isopor, assim como refeições prontas para entrega, esse material é acumulado com facilidade e descartá-lo pode se tornar um transtorno por conta de sua difícil compactação. Por isso, muitos artesãos aproveitam o isopor para fazer bandejas decoradas e outros presentes com baixo custo e qualidade. 

Materiais simples garantem belos acessórios

Para fazer um artigo artesanal com essas bandejas são necessários: pincel chato, (use um rolinho caso a bandeja seja muito grande), pincel redondo, tinta acrílica, resina incolor, estêncil (desenho vazado no papel cartão) ou gravuras para colagens. 

Como fazer uma bandeja decorada

Pinte o fundo da bandeja de isopor com o pincel chato, sendo a primeira demão na vertical e a segunda na horizontal para corrigir imperfeições. Para dar contraste, pinte a lateral da bandeja com uma cor diferente. Vale utilizar o cabo do pincel para fazer desenhos e outros detalhes.
Com a tinta da base completamente seca, coloque o papel estêncil sobre o fundo da bandeja e preencha o desenho com o pincel grosso como se estivesse esfumaçando. Se preferir, utilize gravuras ou ilustrações de revistas para fazer colagens junto com a pintura.
Aguarde a tinta secar e, logo após, passe uma camada de resina incolor para impermeabilizar a superfície e permitir o apoio de copos úmidos sem manchar a pintura. Nas bandejas mais fundas podem ser feitos cortes retangulares nas laterais para formar os cabos e encaixar os dedos.





O isopor também é usado para fazer quadros e as tampas redondas das embalagens de refeições para viagem se transformam em relógios de parede, basta fazer o mesmo processo da bandeja e instalar a máquina e os ponteiros.  

___________________
Fonte: Atitudes Sustentáveis

Um comentário: