quarta-feira, 24 de outubro de 2012

HISTÓRIA DA TERRA

AS CÉLULAS COMPLEXAS SE DESENVOLVEM

Diferentemente dos mais primitivos procariontes, os eucariontes têm seu material nuclear envolvido em uma membrana. As células dos eucariontes são usualmente parte de um ser multicelular, maior, enquanto os procariontes são unicamente organismos unicelulares e com frequência incorporam um flagelo para mover-se em um ambiente aquoso.








GRYPANIA

Fitas espiraladas com pelo menos 20 cm de comprimento chamadas Grypania podem ser a alga eucariótica mais antiga.




 TERRA "BOLA DE NEVE"

Há evidências crescentes de que a Terra sofreu um período de glaciação desenfreada no Pré-Cambriano. A teoria diz que as calotas polares se estenderam dos polos até os trópicos, encobrindo a maior parte da superfície terrestre, nos eventos conhecidos como "eventos bola de neve". Para provar a glaciação em baixas latitudes é necessário obter evidências de que as rochas sedimentares glaciais estavam nos trópicos no momento apropriado. Medidas de minerais orientados magneticamente nos sedimentos do Pré-Cambriano de todo o mundo indicam que entre 730 e 580 milhões de anos atrás houve diversos eventos bola de neve (com recuos glaciais entre eles) e que outros episódios anteriores podem ter ocorrido entre 2,45 bilhões e 2,22 bilhões de anos atrás. Apoio importante à teoria vem da presença de sedimentos de carbonato, que são típicos de baixas latitudes, imediatamente acima dos sedimentos relacionados às glaciações. A aparência de formações sedimentares de ferro nos oceanos sugere que as condições eram anóxicas, o que é consistente com eventos glaciais. As causas de tais eentos não são completamente conhecidas, mas acredita-se que estejam relacionadas ao agrupamento dos continentes nos trópicos, aumentando a quantidade de luz refletida pelo planeta e resfriando o clima global.





TERRA   "BOLA DE NEVE"

Evidências geológicas mostram que os continentes em baixas latitudes foram atingidos pela glaciação; a extensão da cobertura do mar pelo gelo é incerta.




 ANOMALIAS DE CORPOS MOLES

A Biota Ediacarana inclui alguns dos mais intrigantes fósseis pré-cambrianos. Um grupo de organismos marinhos que viveram entre 580 milhões e 543 milhões de anos atrás, os ediacaranos são os primeiros animais conhecidos. Eles tinham corpos de até 2 metros de comprimento e aparência semelhante à das águas-vivas (ver abaixo), embora sua relação com grupos animais atuais seja incerta. Seus corpos tinham diversas formas, incluindo um disco achatado ou o formato de um leque, enquanto alguns tinham discos aderentes e superfícies divididas em camadas ou presas umas às outras de forma curiosa. Há cerca de 100 espécies conhecidas, todas com corpos moles e preservados como montículos ou depressões de sedimentos. Isso sugere que algumas espécies viviam no sedimento, tendo corpos mais duros que os das águas-vivas, já que estas raramente se preservam como fósseis. Sua primeira aparição conhecida foi logo após o último evento bola de neve, e a evolução deles pode ter sido estimulada pelo derretimento da glaciação.


FÓSSIL EDIACARANO

O nome Spriggina, de um fóssil ediacarano com uma estrutura que parecida uma cabeça, homenageia o geólogo australiano Reg Spriggs, o primeiro a encontrar a Biota Ediacarana.

________________________________________
Fonte: Isto É - Enciclopédia Ilustrada da Terra
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário