sábado, 27 de outubro de 2012

Um caça ao tesouro para crianças de todas as idades

Coloque as crianças em contato com a Natureza 
numa "caça ao tesouro" no parque, jardim ou quintal!
.....................................................................

É fato: crianças que brincam ao ar livre são – naturalmente – muito mais saudáveis, inteligentes e felizes. Ainda assim, o mundo contemporâneo tem submetido-as a um estilo de vida restrito, artificial, entre quatro paredes e diante das telas da tevê ou do computador. Soltas na natureza, ao contrário – correndo a plenos pulmões ou absortas na investigação de minúsculas maravilhas naturais –, as crianças têm o corpo, os sentidos e a curiosidade aguçados; sentem-se mais vivas; e aprendem a ver o mundo com olhos mais atentos e amorosos.

E o melhor: passam a amar e a valorizar o seu meio ambiente natural.
Ainda que vivam em grandes cidades, instigar as crianças a descobrirem a natureza é simples: basta convidá-las para uma fantástica caça ao tesouro no parque, na praça, no jardim ou no quintal – ou, se a ocasião permitir, na praia, no campo, na mata ou na cachoeira.
A ideia é levá-las a descobrir tesouros naturais como plantas, folhas, flores, pétalas, conchas, pedras, seixos, cristais, penas, texturas, formatos, padrões, cores, sabores, cheiros, sons e ritmos. Mas o que vale é a criatividade: as opções são infinitas.

Se forem pequenas (4-7 anos), eis algumas sugestões para dar início à brincadeira: 

  • Para comceçar, comente com as crianças sobre o tempo: faz frio ou o dia está quente? O ar está úmido ou seco? Leve ou poluído?
  • Depois, fechem os olhos, façam silêncio e observem os sons naturais ao redor: há pássaros, cigarras, sapos? Há barulho de água corrente? O vento está roçando as folhas das árvores? O que mais conseguem ouvir? Em seguida, peça às crianças que façam sons com o que encontrarem ao redor – pisando em folhas secas, jogando seixos na água ou lançando pequenas pedras contra os troncos das árvores, por exemplo.
  • Peça a elas que enumerem as cores deste ambiente natural.
  • Qual a superfície mais lisa que conseguem encontrar? E qual a mais áspera?
  • Em seguida, partam todos em busca de algo redondo.
  • Agora, encontrem algo que tenha um cheiro gostoso – ou muito ruim!
  • Encontrem um lugar onde vocês acham que um animal ficaria feliz.
  • Encontrem algo que se mova.
  • Observem as atividades de um pequeno inseto.
  • Por fim, imitem os animais que porventura vivam neste ambiente.
  • Antes de terminar a brincadeira, verifique com as crianças se vocês deixaram a natureza intacta – e, se encontraram algum lixo no local, recolha-o, usando luvas, e jogue-o em local adequado.
Se as crianças forem um pouco maiores (8-10 anos), inspire-se nas ideias abaixo:

  • Comente com as crianças sobre o tempo: faz frio – ou o dia está quente? O ar está úmido ou seco, leve ou poluído?
  • Depois, fechem os olhos, façam silêncio e observem os sons ao redor: quais são naturais e quais artificiais?
  • Em seguida, peça às crianças que façam sons usando apenas elementos naturais – folhas, troncos, água, vento... é possível fazer música assim?
  • Peça a elas que descrevam as nuances das cores deste ambiente natural.
  • Qual a superfície mais lisa que conseguem encontrar? E qual a mais áspera?
  • Encontrem e nomeiem duas coisas das quais todas as criaturas vivas precisam para sobreviver.
  • Encontrem um lugar onde um animal ou inseto que se alimenta de plantas ficaria feliz.
  • Encontrem uma semente.
  • Encontrem a toca de algum animal.
  • Construam uma casinha – para as fadas e duendes? – com materiais naturais.
  • Façam uma ferramenta – como um martelo ou um graveto para desenhar.
  • Espiem um inseto em ação.
  • Encontrem um desenho ou um padrão na natureza.
  • Encontrem algo que viva na água – e não precisa ser um animal!
  • Agora, peça que respirem fundo e sintam os odores ao redor – sejam eles gostosos ou muito ruins!
  • Por fim, enumerem os animais que porventura vivam neste ambiente, e procure pistas de sua presença.
  • Antes de terminar a brincadeira, verifique com as crianças se vocês deixaram a natureza intacta – e, se encontraram algum lixo no local, recolha-o, usando luvas, e jogue-o em local adequado.
Essas são apenas algumas sugestões da The Nature Conservancy para ajudá-lo a intensificar o amor de suas crianças pelo meio ambiente natural – mas você pode criar as suas próprias! Envie suas idéias e sugestões para brasil@tnc.org.
  

_____________________________
Fonte:  http://portugues.tnc.org




Nenhum comentário:

Postar um comentário