domingo, 30 de junho de 2013

Fitoterapia - Como fazer os chás e as decocções




A proposta deste artigo é proporcionar acesso a todos, profissionais e pacientes que usam a fitoterapia como terapêutica em seus tratamentos. A exposição será na forma de perguntas e respostas, o que, penso, facilita encontrar suas dúvidas.


Qual a proposta de usar uma decocção para tratamento?A proposta é extrair os constituintes das ervas cruas em água e, desta forma, facilitar sua incorporação pelo corpo e sua distribuição pelos aquecedores, meridianos e Zang Fu.


Qual o melhor recipiente para decocção?
O melhor é o barro, a cerâmica ou o vidro. Em seguida por ser os feito de ágata e pedra sabão. E, por último, se não há outro meio são os recipientes feitos de aço inox. Todo esse cuidado é para não alterar a energia e as propriedades terapêuticas da decocção, ou pior, evitar que ela tenha um efeito negativo. Todos os recipientes devem conter tampa.


Como fazer a decocção com as ervas?
O primeiro passo é a quantidade de água, que, de uma maneira geral deve ser 2 dedos acima das ervas e deixe em repouso por no mínimo 30 minutos.
Em seguida deixe a decocção começar a entrar em ebulição e diminua a chama, levando a decocção a cozimento por um tempo que varia de 20 a 30 minutos.
OBS: Ervas aromática não são cozidas por longo tempo, elas ficam em cozimento de 5 – 10 minutos;
Ervas diaforéticas são cozidas por 10 – 15 minutos; Ervas com propriedades tonificantes ficam no fogo por 40 – 50 minutos; Ossos, conchas e pedras devem ficar em decocção por 25 a mais que as outras ervas. Flores devem ficar em decocção por 5 minutos.

Evite levantar a tampa do recipiente para não perder uma das propriedades das ervas que é seu aroma e, também, os óleos voláteis.

A maioria das formulações permite que você faça com as mesmas ervas duas ou três decocções. Desta forma, a primeira decocção é separada e misturada com as outras logo em seguida. Esse cuidado deve ser observado porque é dito que a primeira decocção atua em um nível mais superficial, assim a temperatura das ervas são liberadas. Nas decocções seguintes o efeito é em um nível mais interno, no Xue e no Jing.


Como devo tomar minha decocção?Depois de pronta a decocção deve ser peneirada em um copo de vidro ou cerâmica e ser ingeridas de 1 – 2 horas antes das refeições.
A maioria das decocções não tem um gosto agradável para quem não está acostumado, mas, é imprescindível você não detestar seu chá para que seu corpo não atua de forma negativa na atividade das ervas em sua patologia. Não esqueça que o Shen Qi é uma força poderosa!
Em alguns casos pode ser adicionado mel para dar uma melhorada no gosto, mas, sempre com a aprovação de seu terapeuta, pois o mel pode alterar as propriedades das ervas.
Assim, as ervas que irritam o estômago devem ser ingeridas de 30 minutos à 1 hora após comer. As ervas com propriedades tonificantes devem ser ingeridas com o estômago vazio e, as que acalmam o espírito antes de ir para cama.


Há ervas que requerem alguns cuidados?Algumas ervas requerem alguns cuidados, como o Ren Shen que, para melhor aproveitamento de seus propriedades, deve ser cozido por no mínimo 1 hora. Outras devem ficar em pacotes de algodão, como a erva Xuan Fu Hua.
Algumas devem ser trituradas e outras picadas em pedaços.



(Prof. Fernando Silva - BIOZEN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário