sexta-feira, 22 de março de 2013

PROBLEMÃO...

Getty Images



Boom econômico da locomotiva asiática vem deixando sequelas graves no meio ambiente do país. Apesar da necessidade de soluções urgentes, governo chinês ainda assiste inerte à evolução gritante das ameaças



Os níveis de poluição atmosférica na capital da China ultrapassam de forma recorde o que é considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS). É como se a cidade vivesse um “arpocalípse”, com sérios prejuízos à saúde da população.
Em 2012, a poluição do ar matou cerca de 8,6 mil pessoas em quatro grandes cidades chinesas e causou um prejuízo econômico de 1 bilhão de dólares, segundo um estudo da Universidade de Pequim e do Greenpeace.


 

 

 

 

 

 Greenpeace

 

 

Rios de água suja

A poluição da água é fonte de preocupação crescente na China e se tornou um dos maiores desafios ambientais do país nas últimas décadas a medida que China caminhava para tornar-se uma das maiores economias mundiais.
Nesse cenário, a indústria têxtil chinesa com seus resíduos da produção (metais pesadas, tóxicos e substâncias cancerígenas) é uma fonte significativa de poluição. Uma índústria em grande parte impulsionada pela demanda global por produtos de algodão. Estimativas da OMS indicam que a água contaminada causa mais de 100 mil mortes por ano.




 Getty Images


 

 

 

 

Tempestade de areia

Toneladas de areia invadem as cidades chinesas, todos os anos, cobrindo as ruas e os carros com um pó alaranjado. O fenômeno praticamente paralisa o comércio, fecha escolas e, por vezes, deixa vítimas fatais. A população faz o possível para se proteger, quem está na rua, cobre o rosto, e que está em casa de lá não sai.
Vindas do deserto de Gobi, as tempestades de areia chegam sempre que o tempo está árido, com baixa precipitação. Mas as condições naturais não são o único culpado desse A ação do homem, através do desmatamento e da urbanização intensa, ajuda a aumentar as zonas desérticas do país, o que agrava ainda mais a ventania.






 

 

 

 

Poluição do solo por nitrogênio

Desde 1990, a China tornou-se o maior consumidor de fertilizantes nitrogenados do mundo, que, apesar de ajudarem no crescimento rápido do cultivo, aumentando a oferta de alimentos, também poluem e deterioram o solo quando usados de forma indiscriminada.
Um estudo publicado pela revista Nature, a poluição por nitrogênio aumentou 60% em 30 anos no país, uma ameaça para os ecossistemas e a saúde humana. Além do uso de fertilizantes, os pesquisadores atribuem o aumento da poluição por nitrogênio à crescente emissão de gases da indústria, baseada na energia a carvão.




Getty Images


 

 

 

 Aldeias de câncer

Em algumas regiões da China, a poluição já atinge níveis tão críticos a ponto de ser associada à incidência de câncer na população. Áreas há tempos contaminadas por produtos químicos tóxicos estão entre as que mais geram prejuízo à saúde, a ponto de terem sido classificadas como “aldeias de câncer” pelo governo chinês.
Essas substâncias tóxicas originadas de resíduos industriais - muitas das quais proibidas na maior parte do mundo mas ainda permitidas na China – contaminam solo, água e ar, tornando-se potencialmente perigosas para a saúde humana e o meio ambiente.




 Getty Images


 

 

 

 

Invasão de espécies exóticas

As espécies exóticas estão invadindo a China. Há registros de pelo menos 400 espécies de animais, plantas e insetos, que foram trazidos para a China desde que o país abriu sua economia no início dos anos 90. Espécies exóticas são a segunda maior causa da perda da biodiversidade no mundo, atrás apenas da ação humana.
Organismos introduzidos em um ecossistema do qual não fazem parte prejudicam os processos naturais e os organismos nativos, além de gerar impactos econômicos e sociais negativos. Estima-se que os prejuízos na China girem em torno de 15 bilhões de dólares anualmente, com perda de lavouras e problemas de saúde pública.



 Wikimedia Commons


 

Declínio de 80% dos corais

O rápido crescimento econômico do país também teve um efeito verdadeiramente danoso nos recifes de corais. Um estudo realizado em conjunto pela China e a Austrália indica que o desenvolvimento do litoral, a poluição e a sobrepesca levaram, ao longos dos últimos 30 anos, ao declínio de 80% dos corais no mar da China meridional.



____________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário