terça-feira, 30 de outubro de 2012

Vinte aves mais coloridas do mundo

Faisão Dourado | Foto: Márcio Cabral de Moura
 
O faisão dourado é um pássaro da ordem dos galináceos nativo das florestas das regiões montanhosas do oeste da China mas populações selvagens também podem ser encontradas no Reino Unido e em alguns outros lugares do mundo.
 
 Ave do Paraíso

A ave-do-paraíso pode ser encontrada nas regiões tropicais do Norte da Austrália, Nova Guiné, Indonésia e Ilhas Molucas. A espécie da Nova Guiné tem penas laterais alongadas que formam a plumagem ornamental dos machos, famosos pela sua beleza.
Essas plumas brilhantes e coloridas já foram muito usadas como decoração de caríssimos chapéus femininos.
 
 Arara Azul

Muito conhecidas no Brasil, as araras azuis são encontradas na parte central e leste da América do Sul.
Ela é a segunda maior ave do grupo dos papagaios, perdendo apenas para o raríssimo kakapo, da Nova Zelândia.
A popularidade dessas araras como animais de estimação tem sido a maior responsável pelo declínio da população selvagem. Exemplares em cativeiro podem alcançar preços entre nove e doze mil dólares.
 
 
Flamingos

 Os flamingos são encontrados em ambos os hemisférios, leste e oeste.Essas aves freqüentemente ficam parados sobre uma perna só e a razão desse comportamento ainda não é completamente entendida.
Na Roma antiga a língua do pássaro era considerada uma iguaria e na região dos Andes mineiros matavam flamingos por causa de sua gordura porque acreditavam ser a cura para a tuberculose.
 
Scarlet Tanager

Esse é um pássaro migratório americano que vive o leste da América do Norte e vai para o noroeste da América do Sul, passando pela América Central em Abril e em Outubro, mês em que retornam para o norte para procriar.
Os machos adultos são de um vermelho bem vivo e asas pretas, bem diferentes das fêmeas que variam entre tons amarelados e esverdeados.
 
 Northern Oriole
 
O corrupião-de-baltimore tem um bico pontiagudo e barras brancas nas asas, ele mede 18cm e pesa 34g.Também migratório, passa o verão no hemisfério norte e no inverno vai para o sul.
O macho tem coloração laranja no ventre e a fêmea adulta é amarelo acastanhada no dorso com asas escuras e ventre alaranjado.
 
 Mountain Bluebird

Esse lindo pássaro azul de porte médio tem a plumagem numa incrível tonalidade de azul-celeste e prefere lugares abertos, diferente de outros de sua espécie.Além disso, pode ser encontrado em lugares mais frios durante o inverno.
 
 Cardeal
 
O cardeal é encontrado principalmente nos Estados Unidos e México e também no Canadá, Guatemala e Belize. Os machos de tais aves possuem plumagem inteiramente vermelha, com exceção da face e da garganta, que são negras.
Esta espécie apresenta uma grande variação de cor entre sexos, com o macho apresentando um vermelho vibrante e a fêmea um escuro tom marrom-avermelhado.
 
 American Goldfinch

Também conhecido como eastern goldfinch ou canário selvagem esse pássaro norte americano tem sua plumagem amarela ainda mais brilhante durante a estação de procriação, para atrair a fêmea.
O ritual da côrte inclui manobras aéreas e exibições vocais por parte dos machos.
 
 Wood Duck  |  Foto:law keven
 
O marreco-mandarim é natural da Ásia e pertence a mesma família do pato-carolino, que vive em zonas pantanosas da costa oeste dos Estados Unidos. A espécie foi introduzida na Europa como animal ornamental de jardins.
O macho adulto desta espécie tem uma distintiva plumagem multicolorida e olhos vermelhos. A fêmea é um pouco menos colorida com partes brancas em volta dos olhos e na garganta.
 
Kingfisher - Martim Pescador

Existem cerca de 90 espécies de martim-pescador, quase todas muito coloridas.O grupo está presente em todos os continentes, exceto nas regiões polares e na maioria das ilhas oceânicas.
Diferente da maioria de outras espécies de pássaro, machos e fêmeas não apresentam grandes diferenças na coloração.
 
 Arara Vermelha  |  Foto: van swearingen
 
As araras vermelhas são encontradas desde o Panamá espalhando-se pelo norte das florestas sul-americanas e são as mais comuns entre as araras de maior porte.
São conhecidas como boas companheiras por serem muito dóceis o que as tornam alvo dos caçadores de animais silvestres que as vendem como animais de estimação.
 
Troupial - Currupião  |  Foto: Peter Meenen
 
O currupião é o pássaro nacional da Venezuela . Ele constrói seu ninho em cactos elevados mas pode também apropriar-se de ninhos de outros pássaros.Extremamente territorial ele defende seu ninho com ataques violentos contra os intrusos.
 
 Blue Throated Bee-Eater 
 
Esses pássaros caracterizam-se por sua plumagem ricamente colorida, corpo delgado e penas alongadas na cauda. São encontrados em Hong Kong, Taiwan, China e outros países do sudeste da Ásia.
 
 Painted Bunting
 
Da família dos cardeais, o macho desta espécie é descrito como o pássaro mais bonito da América do Norte. A cabeça em azul-escuro, verde nas costas e a aprte de baixo vermelha torna fácil indentificá-lo.A plumagem da fêmea e dos mais jovens é verde e amarela e serve como camuflagem.

Keel-billed Toucans - Tucano de Bico Arco-Íris
 
Esse é considerado o pássaro nacional de Belize e o que chama mais atenção é seu grande bico colorido.
Sua plumagem é principalmente preta com o pescoço e o peito amarelos.Tem pés são azuis e penas vermelhas no fim da cauda.O bico é verde em sua maior parte com detalhes em laranja e vermelho em ambos os lados.
 
 Rainbow Lorikeet
 
Essa espécie de papagaio é encontrada na Austrália, leste da Indonésia, Papua Nova Guiné, Nova Caledônia, Ilhas Salomão e Vanuatu.
Como sugere seu nome, o Rainbow (arco-íris) Lorikeet é muito colorido.Quase todas as cores do arco-íris podem ser encontradas em suas penas. Em cativeiro, ele tem um longo ciclo de vida, que pode chegar a 20 anos.
 
 Arara Piranga
 
Muitas vezes confundida com a arara vermelha, a arara piranga, é uma arara encontrada do México à Amazônia até o Norte do estado brasileiro do Mato Grosso, Sudeste do Pará, Maranhão e da Bolívia.
Esse é o pássaro nacional de Honduras.
 
 
Stork-billed Kingfisher - Martim Pescador do Bico de Cegonha

Essa espécie de martim pescador é nativa do sul da Índia e está amplamente espalhada pelas florestas tropicais de todo o sul da Ásia.Partindo da Índia e Sri Lanka até a Indonésia.
 
 
Peafowl or Peacock - Pavão

Uma da aves mais lindas e coloridas do mundo, os pavões asiáticos foram domesticados há muito tempo.
Para atrair a atenção durante a côrte, o macho exibe uma exuberante plumagem em forma de leque que toca o chão de ambos os lados mostrando toda a sua beleza.
 
********************************
Fontes: ScienceRay 
Eu Quero Biologia: Por amor à vida 
 

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Fotos do Concurso da National Geographic 2012

As mais belas fotos do concurso da National Geographic 2012

O concurso fotográfico National Geographic Photo Contest deste ano está em andamento. Até o dia 30 de novembro ainda é possível enviar fotos para uma das três categorias: pessoas, lugares e natureza. No ano passado, fotógrafos profissionais e amadores de todo o mundo enviaram mais de 20 mil fotos a partir de 130 países.
As fotos são julgadas de acordo com a criatividade e qualidade fotográfica por especialistas na área, que elegem um vencedor para cada categoria.
Selecionamos as 10 mais belas imagens do concurso da National Geographic 2012 enviadas até o momento. Confira:

Esse fantástico elefante tem 4 metros de altura, e mais 4 toneladas de peso. 
Nessa cena, ele levanta muita poeira por onde passa. Foto de Peter Delaney

 O filhote solitário foi fotografado em meio a andorinhas adultas 
em uma ilha do Sri Lanka. Foto de Lalith Ekanayake

 Esse arco-íris duplo raro durante o pôr do sol foi fotografado no 
Crater Lake National Park, nos Estados Unidos. Foto de Duke Miller

Oryx são mamíferos bovídeos nativos da África e da Arábia. 
Um casal desses belos animais foi fotografado no Parque Nacional de Namib-Naukluft, na Namíbia. Entre as dunas, eles estão em busca de comida e água. Foto de Mikael Stiller 

Pinguins solitários à deriva durante uma tempestade de neve na Antártida. 
Foto de Joshua Holk

 Cores vibrantes formam essa bela composição. Na foto, aventureiros seguem o caminho 
do famoso explorador Roald Amundsen, na Noruega. Amundsen percorreu o caminho em 1911 para ir ao Pólo Sul do planeta, e a trilha é usada por exploradores até hoje. 
No momento da imagem, o grupo se prepara para cruzar a Groelândia. Foto de Kai-Otto Melau

 Benjamin Cooper resolveu fotografar sua namorada de um jeito incomum no 
Parque Nacional dos Arcos, nos Estados Unidos. 
O resultado é essa foto que você confere acima, de tirar o fôlego. Foto de Benjamin Cooper

  Hamers é uma população que vive no sudoeste da Etiópia, no Vale do Omo. 
As mulheres dessa região são vaidosas, facilmente identificáveis com seus trajes característicos. Elas têm orgulho de seus vestidos e acessórios e ganharam o prêmio do mais decorado 
povo do Omo. Foto de Pascal Mannaerts

 Foto macro de uma borboleta com o pôr do sol ao fundo. Foto de Toni Guetta

 Uma mãe e seus dois filhos tiveram a ideia de tomar banho nesta pequena poça 
em meio a um lugar isolado em uma floresta da Transilvânia. Foto de M. Istvan Kerekes


_____________________
Fonte: Hypescience.com 

Galáxia monstruosa...

Galáxia monstruosa possui o maior núcleo já visto, grande demais até para ela


Usando dados do telescópio Hubble, cientistas da NASA descobriram uma galáxia 10 vezes maior que a Via Láctea que possui o maior núcleo já visto (inclusive, três vezes maior do que o esperado para uma galáxia de tal tamanho).

A galáxia elíptica A2261-BCG tem 1 milhão de anos-luz de largura e fica a 3 bilhões de anos-luz da Terra.
Seu núcleo estranhamente inchado tem cerca de 10.000 anos-luz, o que é três vezes maior do que os centros de outras galáxias extremamente luminosas de mesmo tamanho.

Os astrônomos especulam que esse núcleo inesperadamente enorme tenha sido resultado da fusão de dois buracos negros.

Porém, esse grande núcleo é também estranhamente difuso: não tem um pico de luz concentrado em torno de um buraco negro central óbvio. Na verdade, os cientistas não conseguiram encontrar seu buraco negro, o que é muito intrigante, já que acredita-se que buracos negros supermassivos se escondem no centro da maioria, se não de todas, as galáxias.

“A expectativa de encontrar um buraco negro em cada galáxia é como a expectativa de encontrar um caroço dentro de um pêssego”, explica o coautor do estudo Tod Lauer, do Observatório de Astronomia Óptica Nacional, em Tucson, Arizona (EUA).

“Com esta observação do Hubble, nós cortamos o pêssego e não podemos encontrar o caroço. Nós não sabemos com certeza que o buraco negro não existe, mas o Hubble mostra que não há concentração de estrelas no núcleo”.

A fusão e o desaparecimento

Os astrônomos sugerem que uma fusão de buraco negro, envolvendo objetos que contêm vários bilhões de vezes a massa do nosso sol, pode ter inchado o núcleo dessa galáxia.

Há dois cenários possíveis para essa situação. Em um deles, a fusão gravitacionalmente agitou e espalhou as estrelas, deixando o núcleo difuso. Os buracos negros perderam dinamismo e “caíram” um no outro, formando um buraco negro supermassivo que reside no coração da A2261-BCG.

No outro cenário, a fusão dos buracos negros criaram ondas gravitacionais, que são ondulações no espaço-tempo. Essas ondas radiaram mais fortemente em uma direção, “chutando” o buraco negro resultante da fusão para fora da galáxia.

“O buraco negro é a âncora para as estrelas”, afirmou Lauer. “Se você tirá-lo de lá, de repente, você tem muito menos massa. As estrelas não são mantidas juntas e se movem para fora, ampliando o núcleo ainda mais”.

A galáxia, portanto, pode ser o resultado de vários infortúnios que a deixou com um núcleo gigante e difuso e talvez sem um buraco negro. O próximo passo da pesquisa é procurar por provas de buraco negro ativo em A2261-BCG, se ele existir.

Como fazer isso? Se houver um buraco negro na galáxia, os astrônomos esperam que o material caindo nele gere ondas de rádio. Para detectá-las, eles estão sondando a galáxia com o radiotelescópio Very Large Array (VLA), no Novo México (EUA).[LiveScience, ScienceDaily, Redorbit]

______________________________
Fonte: hypescience.com

Índia dá prioridade a bancos de sementes

Uma das iniciativas é da Rede Navdanya, que reúne 
guardiões de sementes  e produtores de orgânicos, 
e auxiliou na criação de 65 bancos comunitários de sementes.

Banco de sementes: o trabalho é realizado principalmente por mulheres e tem, como princípios, 
o respeito à biodiversidade e a preocupação com a segurança alimentar.| Fábio Castelo / Saúde


Hyderabad - Nestes últimos dias da 11ª Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica (COP11), em Hyderabad, na Índia, uma das características que se destacam do país anfitrião – que ratificou recentemente o Protocolo de Nagoya, aprovado na COP10, em 2010, no Japão – é o trabalho desenvolvido para a conservação de sementes nativas, consideradas o dom da vida na cultura milenar do país.

Uma dessas iniciativas é da Rede Navdanya (nove sementes ou novo presente) , que reúne guardiões de sementes e produtores de orgânicos, em 16 estados indianos, e auxiliou na criação de 65 bancos comunitários de sementes.

O trabalho é realizado principalmente por mulheres e tem, como princípios, o respeito à biodiversidade e a preocupação com a segurança alimentar. Nas últimas décadas, de acordo com informação da rede, foram treinados milhares de pequenos agricultores no país, ao mesmo tempo que uma rede de comércio justo orgânico foi impulsionada.

Para consolidar seu perfil educativo, a Navdanya criou a Escola da Semente na localidade de Doon Valley, em Uttarakhand, no norte do país. A filosofia adotada lá foca no compartilhamento e respeito ao conhecimento tradicional e indígena, no enfrentamento das mudanças climáticas e no combate à biopirataria. A agricultura ecológica, segundo a organização, é a única solução duradoura para a fome e a pobreza.

O primeiro ministro indiano, Manmohan Singh, disse ontem, durante a abertura da etapa de Alto Nível da COP11 (que reúne ministros ), que existe uma legislação nacional na proteção dos direitos de cultivo.”É oferecida a propriedade intelectual para os agricultores por meio do registro de variedades de sementes. Em nossa Lei de Patentes adotamos requisitos de divulgação sobre a origem de invenções baseadas na biodiversidade. Mas eu acredito que muito mais precisa ser feito… como laboratórios de germoplasma, em nossos campos”.

Uma das principais incentivadoras das sementes nativas é a economista Vandana Shiva, que esteve à frente da mobilização da Aliança Global pela Liberdade das Sementes, realizada de 02/10 (data em que se comemora o aniversário de Gandhi) até ontem (16), Dia Mundial da Alimentação, e conhece o Brasil já que esteve por aqui para dar palestras sobre esse tema.


Fonte: Exame.com, em 18/outubro/2012

FURACÃO SANDY

Furacão já castiga costa leste dos Estados Unidos

Ventos fortes e inundações estão previstos para um trecho de
centenas de quilômetros da costa atlântica norte-americana.

 REUTERS/Fred Prouser


Nova York - O furacão Sandy, uma das maiores tempestades da história dos Estados Unidos, castiga nesta segunda-feira áreas densamente habitadas da Costa Leste, paralisando transportes, provocando a desocupação de áreas alagáveis e interrompendo a campanha para a eleição presidencial da semana que vem.

Ventos fortes e inundações estão previstos para um trecho de centenas de quilômetros da costa atlântica norte-americana, e há previsão de nevascas fortes mais para o interior, em altitudes mais elevadas, quando o centro da tempestade chegar à costa, o que deve acontecer na noite desta segunda-feira nos arredores de Atlantic City, em Nova Jersey.

As bolsas de valores do país fecharam pela primeira vez desde os atentados de 11 de setembro de 2001 e continuarão sem funcionar na terça-feira. Órgãos públicos fecharam em Washington e aulas foram canceladas em toda a Costa Leste.

Quase 700 mil moradias e empresas estavam sem luz ao meio-dia, e o apagão pode se ampliar até milhões de consumidores. Uma empresa de prevenção de desastres estimou que os prejuízos podem chegar a 20 bilhões de dólares, sendo metade do valor coberto por seguro.

"Essa será uma tempestade grande e poderosa e acredito que todos ao longo do litoral leste estão se preparando de forma apropriada", disse o presidente norte-americano, Barack Obama, na Casa Branca.

Governadores estaduais de Virgínia a Massachusetts alertaram para o grave perigo decorrente da tempestade para 60 milhões de moradores na sua rota. Dez Estados declararam situação de emergência.

"Sem dúvida haverá algumas mortes causadas pela intensidade dessa tempestade, pelas inundações, pela ressaca, pelas ondas. Quanto mais responsavelmente os cidadãos agirem, menos pessoas irão morrer", disse a jornalistas o governador de Maryland, Martin O'Malley.

Meteorologistas dizem que o Sandy pode ser a maior tempestade já registrada no território continental dos Estados Unidos.

Na costa da Carolina do Norte, a Guarda Costeira resgatou 14 de 16 tripulantes de uma réplica do navio histórico HMS Bounty. O grupo foi salvo de helicóptero, após abandonar o barco em botes. Dois tripulantes continuam sendo procurados.

Em Nova York, um guindaste no topo de um prédio na rua 57, em Manhattan, desmoronou parcialmente e ficou pendurado sobre a rua. A polícia interditou a área para pedestres.

MAIS VELOZ A oito dias da eleição presidencial, Obama cancelou um compromisso de campanha na Flórida, nesta segunda-feira, e voltou a Washington para monitorar a reação governamental à tempestade. O candidato republicano a presidente, Mitt Romney, cancelou eventos na noite de segunda-feira e na terça-feira.

Na tarde desta segunda-feira, o furacão avançava para noroeste, na direção da costa norte-americana, a 45 quilômetros por hora, com ventos regulares de até 150 quilômetros por hora, segundo o Centro Nacional de Furacões (CNF).

O Sandy se movia rapidamente em direção a Nova Jersey e Delaware. Às 19h (horário de Brasília), ele estava 45 quilômetros a leste-sudeste de Cape May e 65 quilômetros ao sul de Atlantic City, em Nova Jersey, segundo o mais recente boletim do CNF.

O furacão ganhou velocidade ao se mover para noroeste em direção à costa a 45 quilômetros por hora, com ventos máximos sustentados de 150 quilômetros por hora.

Segundo meteorologistas, essa é uma rara "supertempestade híbrida", criada por uma massa de ar polar que acabou por envolver uma tempestade tropical. Só isso já seria bastante ruim, mas há ainda uma terceira tempestade em ação, um sistema que desce do Canadá, e que vai acabar por barrar o furacão principal, mantendo-o parado.

Além disso, a tempestade deve chegar em terra num horário de maré alta, reforçada pela lua cheia.

Embora não tenha a força do Katrina, que devastou Nova Orleans em 2005, o Sandy vem se fortalecendo. Ele matou 66 pessoas na semana passada no Caribe, e nos últimos dias seus efeitos já puderam ser sentidos nos Estados Unidos.

Na praia de Rehoboth, em Delaware, as ruas já estão inundadas, e a polícia vai de casa em casa ordenando que as pessoas saiam. Quem não aceita tem seu nome anotado e é autorizado a permanecer por sua conta e risco.

"algo como o Katrina" - Em Fairfield, Connecticut, a população também está sendo orientada a sair. "As pessoas definitivamente não estão levando isso suficientemente a sério", disse a policial Tiffany Barrett, de 38 anos. "Nosso maior temor é algo como o Katrina, e não podermos chegar até as pessoas." Além das chuvas, a tempestade pode causar a precipitação de até 1 metro de neve nos montes Apalaches, de Virgínia Ocidental até o Kentucky. Algumas pessoas dessas regiões foram dispensadas do trabalho e aproveitaram para votar.

As seções que recebem votos antecipados continuaram funcionando, e o movimento foi considerado excepcional pelos mesários em algumas seções.

Apagões de tamanho recorde -  Nova York e outras cidades importantes paralisaram seus sistemas de transportes e cancelaram aulas, além de ordenarem a retirada de moradores de áreas suscetíveis à inundação por uma ressaca que deve atingir até 3,4 metros.

Na manhã desta segunda-feira, a água já batia na amurada do Battery Park, em Manhattan, uma das áreas que a prefeitura determinou que sejam desocupadas.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, recomendou que 375 mil moradores da cidade deixem suas casas. "As condições estão se deteriorando rapidamente, e o prazo para que vocês saiam com segurança está se encerrando." A empresa elétrica Con Edison, que atende Nova York, previu "apagões de tamanho recorde", atingindo quase 35 mil usuários em Manhattan e Brooklyn. Queda de árvores e inundações são os maiores problemas para as redes elétricas.

Em toda a Costa Leste, moradores lotavam supermercados atrás de geradores, lanternas, pilhas, comida e outros suprimentos.

O dono da loja Best Buy Wines and Liquors, Johnny Lopez, no Brooklyn, planejava permanecer aberto na segunda e terça-feira. "Foi uma loucura ontem. Era que nem Ação de Graças. Deus nos ajude!" O transporte parou na costa nordeste dos Estados Unidos por causa da aproximação do furacão, afetando viagens ferroviárias, navais e aéreas até na Europa e Ásia, enquanto o tráfego de cargas também foi prejudicado.

Fonte: Exame.com, em 29/outubro, 20:45



 

FURACÃO SANDY

Furacão Sandy tocará sudeste de Nova Jersey

Sandy um furacão de categoria 1, avança muito rapidamente com 
uma velocidade de translação de 44 km/h rumo ao noroeste.

Ruas ficam alagadas por conta da passagem do Furacão Sandy na 
Costa Leste dos EUA:
Sandy está a 285 quilômetros ao sul-sudeste da cidade de Nova York
____________________________________

Miami - O furacão Sandy se encontra a 180 quilômetros ao sudeste de Atlantic City, em Nova Jersey, onde tocará terra ''ainda nesta tarde'', advertiu nesta segunda-feira o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).

Sandy, um furacão de categoria 1, avança muito rapidamente com uma velocidade de translação de 44 km/h rumo ao noroeste e, nesta trajetória, seu centro ''tocará terra ao longo ou justo no sudeste do litoral de Nova Jersey ainda nesta tarde'', disseram os meteorologistas.

O furacão, que arrasta ventos máximos sustentados de 150 km/h, ameaça a costa nordeste dos EUA com uma perigosa ressaca.

''A maior ameaça é a ressaca e o aumento do nível de água do mar'', que poderia pôr em risco vidas humanas, afirmou à Agência Efe Todd Kimberlaind, porta-voz do NHC.

De acordo com os modelos deste organismo, Sandy, que está a 285 quilômetros ao sul-sudeste da cidade de Nova York, afetará ''a costa de Nova Jersey, a grande área de Nova York, Long Island e o sul de Nova Inglaterra'', detalhou Kimberlaind.

O centro do furacão está agora na latitude 38,3 graus norte e 73,1 graus oeste e, segundo um provável padrão de trajetória, continuará seu percurso durante as próximas horas até que toque terra, para começar depois a perder força.
____________________________________

Fonte: Exame.com, em 29/outubro/2012

domingo, 28 de outubro de 2012

Animais e o amor por suas crias


(fotografia de Will Hershberger)
(fotografia de Eddie Schermerhorn)
(fotografia de Howard Ruby)
(fotografia de Eberhard Brunner)
(fotografia de John Hunter)

Instituto Chico Mendes levanta espécies ameaçadas



Mais uma vez o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) marcou um ponto positivo em relação às espécies ameaçadas de extinção no Brasil.

Por meio de uma pesquisa, muito em breve será possível a atualização da Lista Vermelha de espécies ameaçadas de extinção no Brasil, em especial tamanduás, tatus e preguiças.

E para não dormir em serviço, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB) já está ajudando na consulta das fichas incluídas na avaliação.

Toda ajuda é sempre muito importante e quem faz parte de alguma comunidade científica também pode contribuir com informações adicionais. Basta preencher um cadastro.

Com informações e dados científicos, a pesquisa sobre as espécies ameaçadas se torna mais rica, o que pode gerar debates construtivos sobre o assunto. Para ter acesso às informações atualizadas da nova Lista Vermelha, basta clicar aqui. O resultado final da avaliação deve estar pronto até 2014.

*Informações Portal Terra

____________________________
Fonte: http://style.greenvana.com 

Cientistas estimam quantos animais podem ser extintos no Brasil

O macaco-prego é um animal ameaçado de extinção,
segundo a lista nacional do Ministério do Meio Ambiente.
Foto: SXC/Julio Babin

___________________________


Um novo estudo que mede a quantidade de populações de animais que vivem em determinados estados englobados pela Amazônia Legal e que podem desaparecer devido ao desmatamento foi realizado por cientistas britânicos e americanos.

Publicada na revista “Science”, na última quinta-feira (12), a pesquisa conseguiu levantar dados de quantos mamíferos, aves e anfíbios serão extintos em determinadas regiões devido ao desmatamento ocorrido entre 1978 e 2008, ou seja, a devastação já ocorrida ainda afetará muitas espécies.

Neste período, a Amazônia Legal perdeu 581.400 km² de vegetação nativa, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O total de espécies não pode ser mensurado por toda a região amazônica, o que os pesquisadores conseguem é fazer um cálculo por estado.

Desde 2008, por exemplo, a tendência é que 28 animais começassem a desaparecer no Tocantins. Seriam 12 espécies de mamíferos, 13 de aves e três de anfíbios. Com este número, o estado é a segunda região com maior declínio de animais.

Em algumas regiões de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre houve redução de espécies, em outras alguns animais já foram extintos. A lista dos mais afetados é liderada por Rondônia. Só neste Estado, estima-se que possam ser extintos 59 espécies. Em Roraima e Amapá, cada um, pode perder 46 espécies.

O desaparecimento de mais espécies pode ocorrer ainda no século 21, aponta o estudo, por isso os especialistas recomendam a implementação urgente de políticas de preservação. Além disso, deve-se fiscalizar para que as leis já existentes sejam cumpridas.

Para realizar o estudo, a Amazônia foi mapeada. A região foi dividida pelos pesquisadores em 700 partes, conforme informações de satélite fornecidas pelo Inpe.

Os cientistas, autores da pesquisa, são da Imperial College e do Instituto de Zoologia, ambos de Londres, além da Universidade Rockefeller, dos EUA. Eles utilizaram o conceito de “débito de extinção” para apontar o número que representa a diferença entre a expectativa de perda de biodiversidade e o que já desapareceu na natureza.



Com informações do G1.

_________________________
Fonte: Redação CicloVivo 
 


 

HORTA ORGÂNICA - COLHEITA NA HORTA

Colhendo o que plantou 

TEXTO DA ENG. AGR. MIRIAM STUMPF

 

Colhendo no tempo certo e do jeito certo

Cada hortaliça tem seu tempo certo para colher.

Hortaliças de Folhas:

Algumas plantas de folhas, como alfaces, rúculas e radite podem fornecer várias colheitas, se você colher somente as folhas externas.
Quando adquirimos alfaces, elas vem inteiras, mas em cultivo caseiro não há necessidade de cortar toda a cabeça.
Retirando as folhas externas, terá saladas por mais longo período.

Hortaliças de Folhas mais amargas:

Rúculas, assim como radites quando crescem demasiado tendem a ficar amargas.
Se você não é fã deste sabor tão acentuado, deve começar a colher antes que fiquem demasiado grandes.

Tomates e Pimentões:

Tomates produzem flores e frutos por longo tempo continuamente, então a colheita deve começar pelos frutos mais maduros.
Os tomates-cereja têm grande produção e outras variedades também. 


Uma dica é ter sempre algumas mudas crescendo, outras iniciando a produção e outras já em fase final de produção.
Assim não faltará na sua mesa.

Cebolinha, folhas de cebola e alho:

As cebolinhas e folhas de cebola e alho você deve fazer a colheita com tesoura, deixando uns 3 cm para rebrote.
Cortar todos de uma vez.
Após a higienização, deixar escorrer a água, cortar com tesoura de cozinha ou picar fino.
Armazenar em recipientes fechados (embalagens de sorvete são excelentes) e estocar no freezer. 
Você não perde a produção, terá por longo tempo e não precisará sair de casa na chuva para colher o tempero para aquele molho especial.

Alimentos frescos à mesa e economia

 Quando se produz hortaliças em casa poderemos colher todos os dias, evitando estocá-las na geladeira.
Faz parte da satisfação do jardineiro trazer para a cozinha a produção que teve todo o trabalho de fazer.
O gosto das saladas, molhos e temperos têm sabor e aroma diferente.

E nem estamos falando em economia, somente sentindo a alegria do trabalho bem feito e do sucesso que coroou seus esforços.

Mas falando em economia, ao iniciar sua horta, faça anotações de tudo que comprou.
Ferramentas são bens duráveis, seu valor será compensado com o tempo.
Anote sementes, mudas, substratos, adubo.
Calcule seu tempo dispendido nas tarefas como se fosse contratar um jardineiro por dia para cuidar de tudo.
Comece a anotar toda a produção e compare a qualidade e quantidade do produto.
Veja os valores que estaria pagando no mercado. Faça seus cálculos.
Será surpreendente o que descobrirá.

 ____________________________

Como plantar Agrião

Ficha Técnica do Nasturtium officinale 

O pé de agrião

Nome Técnico:
Nasturtium officinale R.Br.
Sin.: Rorippa nasturtium-aquaticum Hayeck
Nomes Populares :
Agriao
Família :
Angiospermae – Família Brassicaceae
Origem:
Originário da Europa

Descrição: 

Planta herbácea perene, semi-aquática, aromática, com folhas compostas ovais, tenras, cor verde forte e caules ocos.
Atinge cerca de 10 até 20 cm de altura.
Flores pequenas brancas reunidas em inflorescência do tipo panícula na ponta dos ramos.
As sementes são muito pequenas, empresas que comercializam têm dados de cerca de 5300 sementes/grama.

Modo de Cultivo:

O agrião pode ser produzido em recipientes com irrigação abundante ou em locais com água corrente.
Seu ciclo é de 50 dias nas regiões quentes ou no verão e 70 dias na época fria.

Plantio:

Seu plantio em sementeiras mantidas encharcadas, semeando à lanço, com profundidade de 0,5 cm.
Deve ser mantido sob lâmina de água de 2 cm, trocada frequentemente.

Canteiros:

Para organizar os canteiros, delinear o tamanho e a orientação, escavando no chão numa profundidade de 25 cm. A primeira camada superficial do canteiro deverá ser colocada no fundo, misturada com esterco bovino bem curtido, aproximadamente 10 kg/m² e adubação de adubo granulado do tipo NPK formulação 10-10-10, cerca de 30 g/m².
As mudas serão plantadas com espaçamento de 20 cm entre plantas e 20 cm entre linhas e depois este substrato deverá ser mantido sempre encharcado.
Também é possível o método de estaquia de mudas, utilizando-se as plantas colhidas na própria produção ou horta.
Retira-se da planta matriz estacas de ponteiro com pelo menos duas gemas e planta-se em canteiro preparado da mesma forma descrita acima, com o mesmo espaçamento. Alaga-se depois o canteiro, mantendo-o assim.

Plantio em vasos ou jardineiras:

Para recipientes em hortas domésticas, poderemos usar bacias, trocando a água com alguma frequência para evitar que apodreça.

Época para plantio:

A melhor época de plantio é de janeiro a dezembro na Região Sul, de março a outubro no Sudeste e de abril a julho nas demais Regiões do país. A temperatura ideal para cultivar agrião situa-se na faixa de 16 a 20 ºC.
Em regiões muito quentes, por vezes é preciso proteger as plantas dos raios fortes do sol, usando filme plástico.

Colheita:

A colheita pode ser feita com 50 dias após a semeadura e em menos tempo se a propagação for por estaquia.

 ___________________________

Como plantar Alface 

Ficha Técnica da Lactuca Sativa 

O pé de alface

Nome Técnico:
Lactuca sativa
Nomes Populares :
Alface
Família :
Angiospermae – Família Asteraceae.,
Origem:
Nativa da Ásia, cultivada desde a Antiguidade.

Descrição:

É uma planta anual, de ciclo curto, com caule curto, sumarento que atinge até 0,25 m de altura.
As folhas são dispostas imbricadas ao redor deste caule, formando uma roseta.
As folhas são verdes, inteiras, podendo, conforme a variedade apresentar-se lisas, crespas, recortadas.
Inclusive coloridas, verde-arroxeadas.
As suas flores são pequenas margaridas amarelas, reunidas em inflorescência do tipo panícula e que surgem ao final de um ciclo.

Modo de Cultivo conforme as diferentes variedades:

As variedades de alfaces produzidas no país são agrupadas pelo seu tipo e conhecidas pelos nomes de romana, cabeça lisa, cabeça crespa, de folha e de haste.
O modo de cultivo é o mesmo, porém as diferenças de climas produzem tipos comerciais diferentes.
As mais cultivadas são as de cabeça lisa e crespa.

Alface de cabeça lisa:

A alface de cabeça lisa tem folhas macias e é uma das mais apreciadas.
As variedades deste tipo são conhecidas como Repolhuda francesa, Gigante e Sem rival, sendo que a alface romana é a mais indicada para produção em pequenas hortas caseiras.
Existem muitas outras variedades, mas apresentaremos duas em detalhes para que possa cultivar na sua horta.

Alface romana branca:

Alface romana branca de Paris - tem a cabeça repolhuda ereta com 20 a 30 cm de altura e 20 a 30 cm de diâmetro e folhas compridas, ovaladas, lisas, consistentes e de cor verde-clara.

Seu plantio vai de fevereiro a agosto para a Região Sul, de abril a julho demais Regiões.
A temperatura melhor para seu cultivo é a de 24 ºC, mas tolera mínimas de 2 ºC e máximas de 29 ºC.
Seu ciclo é de 65 dias no verão e até 85 dias nos meses frios.
Deve ser plantada com espaçamento de 30 x 30 cm nos canteiros para desenvolver uma boa formação.
As sementeiras deverão ser preparadas com terra peneirada ou casca de arroz carbonizada, nivelar e regar com jato fino.
Colocar 2 a 3 sementes por célula, se usar sementeira do tipo comercial.
A germinação ocorre em torno de 4 a 7 dias e somente deverá ser transplantada para canteiro quando atingir de 5 a 6 cm.
A colheita da cabeça inteira ocorre em torno de 65 dias após, no verão e 85 dias nos meses frios.

Alface americana:

Alface americana – conhecida pela sua cabeça mais dura, de folhas crocantes verde-claro, saborosas e suculentas.
Seu ciclo é de 70 dias no verão e de 90 dias no inverno.
O tamanho desta planta oscila entre 20 a 30 cm de diâmetro.
É resistente ao calor e ao patógeno Rhizoctonia solani.
Deverá ser semeada em sementeira de alvéolos do tipo comercial ou em caixotes.
O substrato da sementeira poderá ser feito com terra comum de canteiro ou casca de arroz carbonizada.
Nivele e umedeça antes de semear.
Nos alvéolos e nas covas colocar entre 2 a 3 sementes.
Regar todos os dias de manhã ou então à tardinha.
A germinação ocorre entre 4 a 7 dias e transplanta-se as mudinhas quando tiverem 5 a 6 cm de altura para canteiro preparado com adubo animal curtido, cerca de 150 g/m².
Se seu cultivo não for orgânico, acrescente 30 g/m² de adubo granulado tipo NPK formulação 10-10-10.
O espaçamento da cultura é de 30 cm entre linhas e 30 cm entre plantas.
A colheita da cabeça pderá ser feita com 70 dias no verão e 90 dias no inverno.
É uma planta de simples cultivo e pode ser semeada em qualquer época do ano e cultivada em todo o país.

Receita natural para combater insetos :

Insetos sempre aparecem para comer o que estamos cultivando.
Poderemos fazer um suco de plantas para afugentá-los.
A receita é simples, mas dá certo: fazer um suco com um punhado de folhas de tomateiro, 2 dentes de alho descascados e 2 pimentas dedo-de-moça vermelhas.
Bater no liquidificador, coar e por no aspersor, borrifando todas as plantas atacadas por insetos mastigadores.

O suco não mata o inseto, mas ele será afugentado.
Uma horta caseira deve ser ecologicamente correta.

________________________

Fonte: http://www.fazfacil.com.br/jardim/horta_ficha_alface.html